Selecione sua Região
Buscar Notícias
sabado, 31 de outubro de 2020
22:22:22
Notícias:
Pivô da AACC Ana Quéli é pré-convocada para o Mundial de Futebol de Salão

Postado em: 20/10/2022

Boas atuações desde o ano passado com a camisa da AACC levaram Ana Quéli (12) ser convocada para seleção brasileira de futebol de salão.

Uma excelente notícia para o futsal feminino rondonense. Ou melhor, futebol de salão. Nesta semana, a pivô da AACC Copagril/ Prefeitura de Marechal Rondon Ana Quéli foi pré-convocada pelo técnico Anderson Valério para defender o Brasil no Campeonato Mundial de Futebol de Salão, que será disputada entre os dias 12 e 18 de novembro na província de Misiones, na Argentina, com a participação de oito países de quatro continentes.

Diferente do futsal praticado atualmente na maior parte do Brasil e do mundo com as regras FIFA, o futebol de salão preserva as regras originais da modalidade criada nos anos 1930 pela FIFUSA, que desde 2002 é gerida pela AMF (Associação Mundial de Futsal).

No Brasil, a modalidade tem a gestão da Confederação de Futebol de Salão do Brasil (CFSB), já conquistou o Mundial Feminino em 2017, na Catalunha (Espanha) e o vice-campeonato no Masculino em 2019, também em Misiones, sob o comando do técnico Anderson Valério, além do além de resultados expressivos nas categorias C-13, C-15 e C-20.

“O futebol de salão tem as regras originais da FIFUSA, como laterais e escanteios cobrados com as mãos, mas com algumas evoluções também. O futsal FIFA é o mais praticado no Brasil desde os anos 90, mas a FIFUSA, que sempre tomou conta do futebol de salão, continuou seu trabalho, principalmente em outros continentes. É importante deixar claro que, apesar das semelhanças, futebol de salão e futsal são modalidades distintas, com diferentes confederações”, explica Valério, que comanda também a forte equipe feminina da ADTB, de Telêmaco Borba, onde acontecerá o período de treinos da seleção brasileira entre os dias 28 de outubro e 4 de novembro. Vinte jogadoras, a maioria atuando no Paraná e São Paulo, estarão nesta seletiva que irá definir as 14 atletas que irão defender o Brasil no Mundial.

“Convoquei a Ana Kelly pelo trabalho que ela vem desenvolvendo desde o ano passado na Copagril e isso despertou o interesse em chamar ela para a seleção brasileira de futebol de salão. É uma grande oportunidade de defender o país, e para o atleta que vive do esporte é uma conquista representar a nação em uma competição mundial com seleções de quatro continentes. Sinto muito orgulho de estar à frente da seleção brasileira e ter mais uma oportunidade de disputar o Mundial”, afirma Valério.

Presente de aniversário

Prestes a completar 26 anos nesta sexta-feira (21), a pivô Ana Quéli, que chegou no ano passado de Iraquara, na Bahia, para vestir a camisa da AACC Copagril e ser peça fundamental no título da Série Prata do Paranaense, vê um sonho ser realizado com a convocação para a seleção brasileira.

“O professor Anderson Valério me ligou e perguntou se eu tinha interesse em participar do Mundial. É claro que aceitei, acredito que esse seja o desejo de toda atleta, é um sonho se realizando. Para mim será de grande importância representar a seleção nesse Mundial, será bom pra minha carreira. É saber que meu trabalho está sendo visto e reconhecido, que meus esforços estão valendo a pena, e que nunca devemos desistir dos nossos sonhos”, desta Ana, que diz já estar se atualizando em relação ao futebol de salão. “Estou estudando sobre as regras do futebol de salão, porque tem algumas diferentes do futsal e precisarei me adaptar a elas. Será minha primeira vez jogando essa modalidade, mas com ajuda de quem já conhece vai dar tudo certo”, acredita a pivô.

Gratificante

Para o técnico Jean Model, responsável por acreditar no potencial de Ana Quéli e por trazer a atleta do interior da Bahia para mostrar seu talento no futsal paranaense, a convocação demonstra que o projeto da AACC Copagril/ Prefeitura de Marechal Rondon está no caminho certo. “É gratificante para o projeto de apenas dois anos da AACC Copagril/ Prefeitura de Marechal Rondon ter uma atleta convocada para a seleção e também pelo trabalho que a gente vem desenvolvendo com essas meninas. Parabenizo a Ana, é mérito dela essa convocação, pelo crescimento que ela teve desde que chegou ano passado. Veio como uma promessa e hoje é uma das pivôs destaques da Série Ouro. Vamos seguir nosso trabalho para que futuramente tenhamos cada vez mais atletas convocadas e com destaque a níveis estadual e nacional”, comenta Jean.

Principais diferenças nas regras do futebol de salão:

- Laterais e escanteios são cobrados com as mãos

- O goleiro não pode tocar na bola com os pés na quadra de ataque

- Na reposição de meta do goleiro, a bola precisa tocar o chão antes da metade da quadra

- O goleiro não pode cobrar pênalti, nem falta na quadra de ataque

- Se o atleta receber cartão azul, ele é excluído da partida, mas poderá atuar no próximo jogo

- As substituições precisam ser feitas com o jogo interrompido e aviso prévio ao anotador

- Os árbitros usam uniforme tradicional, apitando de calça e sapatos brancos

- A bola é mais pesada e o jogo tem caraterística ser disputado mais no chão 

Oferecimento:


 
Mais notícias
Arsenálcool/ Esquina Beer e Amigos do Nei garantem classificação antecipada no Municipal de Futebol Suíço
Postado em: 05/11/2024 :: Dois jogos no campo da Associação Vale do Sol (PM) abriram nesta segunda-feira (04) a quarta semana de disputas do Campeonato Municipal de Futebol Suíço Livre, organizado p...
Botafogo e Guarani ficam no empate e somam primeiro ponto no Municipal Veterano
Postado em: 05/11/2024 :: A 2ª rodada do Campeonato Municipal de Futebol Veterano, organizado pela Secretaria de Esporte e Lazer de Marechal Rondon, teve início nesta segunda-feira (04), com empate por 1 a 1 entre ...
Rondonense fala da experiência de arbitrar Mundial de Bocha na Turquia
Postado em: 05/11/2024 :: A semana começou com gravação do Arena O Presente. E quem participou do programa, e esteve no O Presente nesta segunda-feira (4), foi Claudemir Winter (Mikuim), árbitro int...
É, campeão! AACC domina Fase Final e conquista o Paranaense sub-8
Postado em: 04/11/2024 :: Mais uma conquista histórica para a AACC Copagril/ Prefeitura de Marechal Rondon. Neste final de semana (01 a 03), a equipe sub-8, comandada pelo técnico Juninho, disputou no giná...
AACC vence Telêmaco Borba fora de casa e encaminha vaga em final inédita da Série Ouro
Postado em: 04/11/2024 :: A AACC Copagril/ Prefeitura de Marechal Rondon está a um empate de alcançar o maior feito de sua história no futsal feminino. Neste domingo (03), no ginásio Furtadão...