Selecione sua Região
Buscar Notícias
sabado, 31 de outubro de 2020
22:22:22
Notícias:
Brasileirão em risco? CBF vai mudar logística por saúde dos jogadores

Postado em: 10/08/2020

Jogadores do São Paulo recebem dentro do campo a notícia de que jogo com Goiás foi adiado — Foto: Reprodução TV Globo

Suspender um jogo quinze minutos antes do apito inicial era algo inexistente na história do futebol. Existiu suspensão meia hora depois, por chuva, vento, tempestade. Mas a quinze minutos do início, não existia até Goiás x São Paulo. Eram dez jogadores esmeraldinos infectados e só treze liberados para jogar. O time de Goiânia pedia o adiamento da partida.

O Goiás cobra a CBF por ter apenas 23 jogadores testados. Diz, com razão, que é necessário mudar o regulamento da competição e permitir mais de 40 jogadores por equipe. Mais do que isto, testar sem limites antes dos jogos. O Goiás tem razão. Isto precisa ser feito.

A CBF admite que houve problema.

Mas não foi apenas em Goiás x São Paulo. Na véspera, o CSA teve nove jogadores positivos para Covid e jogou contra o Guarani, sem os contaminados. Walter Feldman admitiu no Troca de Passes que há um buraco, entende que se chega próximo à segurança responsável, mas não há segurança absoluta. No caso do CSA, não houve perda esportiva. O time titular inteiro não pôde atuar, mas o CSA venceu. Parece tudo bem.

Mas aqui é uma questão menor. Está claro que haverá derrotas em casos assim, se eles se repetirem. Até em outros casos. Por exemplo, se em janeiro houver vacina, se for possível jogar com público no segundo turno, quem foi mandante sem público sairá perdendo. Vai haver discussão, mas neste caso, terá de valer o bom senso.

Todo mundo já perdeu e vai perder mais um pouco com a pandemia.

Mas não se pode perder em segurança, em saúde.

O Brasileirão deu este medo, no fim de semana. Informalmente, dentro da CBF, informa-se que isto se deve à tentativa de segurança absoluta, que faltou nos estaduais. Para melhorar, a organização mudará o procedimento e os testes não dependerão só do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Todos os times vão ser testados antes de todos os jogos. Ou seja, não haverá um Corinthians x Palmeiras sem testes, porque alguém estava confinado há mais tempo. Todos testarão sempre.

Para que isto não signifique testes mal feitos, inseguros, ou resultados em cima da hora, que transmitam incerteza, vai ser preciso corrigir os procedimentos. A ideia agora é realizar testes de visitantes em laboratórios autorizados, mas em suas cidades, e os mandantes sempre com a estrutura do Hospital Albert Einstein. Assim, em média, ao menos uma vez por semana haverá inspeção do maior hospital da América Latina.

"Isto nos levará a aperfeiçoar ainda mais o protocolo", disse Feldman no Troca de Passes. Não vai ser perfeito. Não é 100% nem na Champions League, em Lisboa. Mas lá não há mil mortes por dia.

É necessário melhorar o que não dá certo. A primeira rodada do Campeonato Brasileiro não deu certo, porque teve três jogos com problemas de protocolo. Tem de melhorar.

Por PVC/ https://globoesporte.globo.com 

Oferecimento: 


 
Mais notícias
Osso ao Óleo vence AABB/ Tintas Rondon e segue 100% no Municipal de Futebol Veterano
Postado em: 12/11/2024 :: Teve início nesta segunda-feira (11), no estádio Valdir Schneider, a 3ª rodada do 1º Campeonato Municipal de Futebol Veterano, organizado pela Secretaria de Esporte e Lazer de ...
Masterway/ Creatina vence Assemar e sobrevive no Municipal
Postado em: 12/11/2024 :: Quatro jogos movimentaram nesta segunda-feira (11) a fase de classificação do Campeonato Municipal de Futebol Suíço Livre, organizado pela Secretaria de Esportes e Lazer de...
Escola Coxa faz dobradinha de títulos na Copa Abel Fut 8
Postado em: 12/11/2024 :: Com direito a comemoração em dose dupla da Escola Coxa/ Prefeitura de Marechal Rondon, foi encerrada no último domingo (10), no campo da Associação Banestado, em Gua...
3º Campeonato Regional AABB/ Allpha Bolas de Futebol Suíço define oito times que seguem na luta pelo título
Postado em: 11/11/2024 :: Com 38 gols assinalados, média de 4,75 gols por partida, foi disputada no último sábado (09), na Associação Atlética Banco do Brasil de Marechal Rondon, ...
Rondonenses são campeãs brasileiras de basquete com seleção do Paraná
Postado em: 11/11/2024 :: Foi realizado entre os dias 04 e 10 de novembro, na cidade de Nova Friburgo (RJ), o Campeonato Brasileiro de Basquetebol sub-16 Feminino - Divisão Especial. Com uma campanha perfeita de seis vi...