Selecione sua Região
Buscar Notícias
sabado, 31 de outubro de 2020
22:22:22
Notícias:
Com virada histórica, Thiem enfim fatura seu 1º Slam

Postado em: 14/09/2020

Aos 27 anos, Thiem se torna apenas o segundo austríaco a vencer um dos quatro principais torneios do circuito. Imagem: Getty Images

Pela primeira vez na Era Aberta, o campeão do US Open foi definido com uma virada de 2 a 0 e num tiebreak do quinto set. Derrotado nas três primeiras finais de Grand Slam que disputou, o austríaco Dominic Thiem não poderia ver sua primeira conquista neste nível acontecer de maneira mais épica, saindo do buraco para bater o alemão Alexander Zverev na decisão deste domingo com o placar final de 2/6, 4/6, 6/4, 6/3 e 7/6 (8-6), após 4h02 de confronto.

Thiem não apenas perdeu os dois primeiros sets, mas também chegou a ter quebra de desvantagem no terceiro, mas não esmoreceu e foi buscar uma inacreditável virada. A última vez que um campeão do torneio conseguiu se recuperar após estar 2 sets a 0 abaixo foi na era amadora, em 1949, quando o norte-americano Pancho Gonzales derrotou o compatriota Ted Schroeder.

Para dar ainda mais importância ao feito de Thiem, ele foi o primeiro a conseguir uma recuperação após perder os dois primeiros sets em uma final de Slam em piso rápido desde o começo da Era Aberta. Antes deste domingo, foram apenas quatro viradas assim, todas em Roland Garros e a última delas em 2004 com Gaston Gaudio batendo Guillermo Coria em decisão 100% argentina.

Aos 27 anos, Thiem se torna apenas o segundo austríaco a vencer um dos quatro principais torneios do circuito, algo que até então apenas Thomas Muster havia conseguido ao erguer a taça de Roland Garros em 1995. Ele também é o terceiro a faturar um Slam após perder pelo menos as três primeiras finais que disputou, se juntando a um seleto grupo que tem Andy Murray, Andre Agassi, Goran Ivanisevic e Ivan Lendl.

Final começou com domínio alemão

Assim como aconteceu na final feminina, a decisão masculina também começou com amplo domínio de um dos lados. Embora fosse a primeira final de Slam do alemão, ele começou solto em quadra, não dando chances a Thiem. Com 92% de aproveitamento com a primeira bola, Zverev venceu 16 dos 19 pontos que jogou com o saque e assim conseguiu também pressionar o serviço do austríaco, que por sua vez não estava se encontrando no fundamento.

Thiem sofreu em seus games de serviço, muito em função de colocar apenas 37% das primeiras bolas em quadra. Atacando bastante o segundo saque do rival, Zverev conseguiu vencer 48% dos pontos na devolução e concretizou dois dos três break-points que teve para fechar o set. O alemão ainda dominou nas bolas vencedoras (16 a 4) e cometeu menos erros não forçados (6 a 8).

O segundo set começou no mesmo ritmo do anterior, novamente com amplo domínio de Zverev, que chegou a abrir 5/1 e teve três set-points para fechar no sexto game. Só que o austríaco não apenas conseguiu se salvar nas três oportunidades, mas também buscou devolver uma das quebras no game seguinte, quando enfrentou mais um set-point contra. A reação parou por aí e a vantagem do alemão no jogo foi ampliada para 2 a 0.

Recuperação de Thiem empata o jogo

A situação do atual número 3 do mundo ficou ainda mais complicada ao sofrer uma quebra no terceiro game do terceiro set. Só que Thiem conseguiu devolver o break imediatamente e com isso entrou mais na partida. O aproveitamento de primeiro serviço subiu para 74% e com isso o austríaco teve mais tranquilidade, ficou mais sólido na base, parou de errar o forehand e com isso pôde atacar Zverev, que vacilou no décimo game, perdeu o serviço e a parcial.

Melhor desde o final do terceiro set, Thiem estava mais solto e confiante em quadra, cometeu apenas dois erros (10 a menos que o alemão), apesar de ter acertado apenas 45% dos primeiros serviços. A eficiência de Zverev caiu na rede para 5 pontos em 10 subidas, com isso perdeu o saque no oitavo game e não se recuperou mais.

Decisão veio em set emocionante

O set que iria definir o novo campeão do US Open não poderia ter um enredo mais animado. Começou com uma quebra logo no primeiro game para Thiem, que fez valer o melhor momento no jogo. Contudo, o alemão devolveu o break logo na sequência não deixou o rival escapar. Os games finais foram emocionantes, Zverev obteve nova quebra e foi o primeiro a sacar para o jogo, em 5/3. Veio então a reviravolta do austríaco, que teve 6/5 e saque, mas também não confirmou.

Após quase quatro horas de embate, o tiebreak foi o fiel da balança. Sentindo um pouco a perna que o incomodou antes de sacar para fechar, Thiem passou a não atacar mais de revés e ficou praticamente só com os slices no backhand. Zverev até tentou aproveitar a chance, mas com duas duplas faltas acabou levando a pior. O austríaco virou para 6-4, mas não finalizou com o saque e só conseguiu chegar a novo match-point com uma sequência de três tentativas de passada. Por fim, a bola de Zverev escapou e Thiem se jogou ao chão. Foi o 17º troféu da carreira, que valeu também US$ 3 milhões.

tenisbrasil.uol.com.br 

Oferecimento:


 
Mais notícias
Osso ao Óleo vence AABB/ Tintas Rondon e segue 100% no Municipal de Futebol Veterano
Postado em: 12/11/2024 :: Teve início nesta segunda-feira (11), no estádio Valdir Schneider, a 3ª rodada do 1º Campeonato Municipal de Futebol Veterano, organizado pela Secretaria de Esporte e Lazer de ...
Masterway/ Creatina vence Assemar e sobrevive no Municipal
Postado em: 12/11/2024 :: Quatro jogos movimentaram nesta segunda-feira (11) a fase de classificação do Campeonato Municipal de Futebol Suíço Livre, organizado pela Secretaria de Esportes e Lazer de...
Escola Coxa faz dobradinha de títulos na Copa Abel Fut 8
Postado em: 12/11/2024 :: Com direito a comemoração em dose dupla da Escola Coxa/ Prefeitura de Marechal Rondon, foi encerrada no último domingo (10), no campo da Associação Banestado, em Gua...
3º Campeonato Regional AABB/ Allpha Bolas de Futebol Suíço define oito times que seguem na luta pelo título
Postado em: 11/11/2024 :: Com 38 gols assinalados, média de 4,75 gols por partida, foi disputada no último sábado (09), na Associação Atlética Banco do Brasil de Marechal Rondon, ...
Rondonenses são campeãs brasileiras de basquete com seleção do Paraná
Postado em: 11/11/2024 :: Foi realizado entre os dias 04 e 10 de novembro, na cidade de Nova Friburgo (RJ), o Campeonato Brasileiro de Basquetebol sub-16 Feminino - Divisão Especial. Com uma campanha perfeita de seis vi...