Com a presença de atletas, comissão técnica, diretoria, patrocinadores, autoridades municipais e convidados, foi realizada nesta quarta-feira (12), no auditório da Acimacar, em Marechal Rondon, a apresentação das equipes sub-14, sub-17 e sub-19 de basquete masculino da Arobas (Associação Regional Oeste do Paraná), que irá representar o município em competições regionais, estaduais e também internacionais na temporada.
Durante o evento, que iniciou com discursos da presidente da Arobas, Karine Neitzke, e do vereador Sargento Dionir, foram relembradas conquistas do projeto que iniciou em 2010 e já atendeu mais de 2 mil crianças e adolescentes através de escolinhas e equipes de rendimento, e também mostrados vídeos de jogadores profissionais que parabenizaram e desejaram sucesso à continuidade do trabalho desenvolvido pela entidade.
Em seguida, o coordenador da Arobas, Paulo Wendelin, explicou como funcionam as Leis de Incentivo ao Esporte, que geram recursos através de parcerias com os poderes públicos federal, estadual e municipal, proporcionando o atendimento de cerca de 200 atletas e a participação em competições de alto nível. “Foi um evento que planejamos para mostrar que a Arobas está dando um passo para retornar com equipes de rendimento. Desde 2018 estávamos somente com o atendimento social, e esta é uma forma de dar continuidade ao trabalho que vínhamos realizando do sub-12 ao sub-14, agora com a oportunidade de trabalhar com o sub-17 e sub-19. Buscamos formar equipes bem equilibradas, que possam representar Marechal Rondon nas competições regionais, estaduais e internacionais. Não prometemos resultados, mas muito trabalho. Os atletas estão se dedicando muito aos treinamentos comandados pelos técnicos Guilherme e Rafa”, comenta Paulo Wendelin.
De volta a Marechal Rondon após cinco temporadas trabalhando com o basquete de Joinville (SC), o técnico da Arobas, Guilherme Roma, faz questão de enaltecer o serviço prestado pelos irmãos Paulo e Rafa Martins enquanto esteve longe. “Primeiramente tenho que parabenizar os meninos, que nestes cinco anos que estive fora continuaram acreditando na Arobas, desenvolvendo estes projetos que hoje estão aprovados e nos dão a oportunidade de retornar a cidade e montar essas equipes sub-17 e sub-19 para representar Marechal Rondon. Dentro das nossas condições, posso prometer muito trabalho. Os meninos estão treinando em dois períodos e a expectativa é que a gente cresça durante o ano. O sub-17 tem um campeonato mais prolongado, enquanto o sub-19 será mais curto. Trouxe garotos com certa experiência para completar a equipe, com quem já tive contato, então temos equipes competitivas para brigar pelos primeiros lugares no Estado”, avaliou Guilherme, observando que a categoria Adulta também será prioridade da Arobas. “Nosso projeto vislumbra já a curto prazo tentar contar com uma equipe profissional na cidade, então trouxemos esses meninos para buscar dar uma sequência. Já a partir desse vamos jogar campeonatos adultos, para montar uma base, e a partir do ano que vem figurar também no cenário estadual”, projeta.
Na próxima semana, a partir de quarta-feira (19), a Arobas irá sediar o Campeonato Paranaense sub-19, com os jogos sendo disputados no ginásio da Unioeste, em Marechal Rondon.
Oferecimento: