Cinco mil reais. Este é o preço do sucesso, ou pelo menos a meta a ser atingida para que o professor e atleta de jiu-jitsu Ângelo Reis possa custear as despesas durante sua participação no Campeonato Europeu, que acontece entre os dias 23 e 29 de janeiro, em Paris, capital da França.
Responsável pelo projeto da Aprove Jiu-Jitsu, ligado à IDD Emanuel, de Marechal Rondon, iniciado em 2017 e que atualmente conta com 250 alunos, Ângelo foi eleito pela Federação Paranaense de Jiu-Jitsu Brasileiro (FPJB) o Atleta Destaque Melhor do Ano 2022 da categoria Máster 1 (acima de 30 anos) Peso Super Pesado, tendo conquistado cinco das sete etapas do Estadual.
Além disso, por ter obtido ótimas colocações em torneios a nível nacional, organizados pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ), Ângelo conquistou o direito de disputar o Campeonato Europeu, segundo maior evento da modalidade, atrás apenas do Mundial.
Enquanto comemora a chance de representar a Aprove Jiu-Jitsu na França, sendo um dos dois paranaenses que deverão estar presentes no torneio, ao lado de um atleta de Curitiba, Ângelo, que tem as passagens de avião asseguradas através de parcerias e patrocínios, corre contra o tempo para arrecadar o valor que considera necessário para passar 10 dias em Paris. “Já lutei vários campeonatos por todo o Brasil, mas esta será minha primeira vez fora do país. Lá estarão todos os grandes nomes da atualidade, e com certeza será um campeonato muito bom e uma grande experiência para mim. Essa vaga conquistei em decorrência dos resultados obtidos nas competições da IBJJ (entidade ligada a Confederação que representa a modalidade no exterior), e consegui obter pontuações para ser selecionado e disputar não apenas o Europeu, mas também o Mundial da minha categoria. Porém, cada atleta apto a participar desse evento vai por conta própria, tendo que custear hospedagem, alimentação e transporte. Vamos representar o Brasil, mas cada um lutando pela sua equipe, no meu caso a Aprove Jiu-Jitsu Team, levando o nome de Marechal Rondon para o cenário mundial. Por isso estou fazendo uma ‘vaquinha online’ para quem quiser me ajudar e apoiar nessa competição. A meta é arrecadar o valor de R$ 5 mil, para custear as despesas nos 10 dias que vou ficar em Paris. Os interessados podem mandar um PIX de qualquer valor nessa vaquinha, e desde já agradeço a todos que puderem colaborar ou compartilhar”, explica Ângelo, que irá competir na categoria Pesado (até 94kg) e, caso obtenha sucesso, também disputará a categoria Absoluto, que encerra a programação do Europeu.
Trajetória
Aos 31 anos, Ângelo Reis, que leva no kimono a Faixa Preta 2º Grau, diplomado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Profissional, já passou mais da metade de sua vida nos tatames. Nascido em Manaus (AM), o atleta começou a prática de artes marciais através do judô, ainda na adolescência, antes de mudar para o jiu-jitsu, modalidade na qual já está há 14 anos, sendo nove como faixa preta.
Há seis, anos, convidado por um amigo, Ângelo atravessou o país para chegar a Marechal Rondon. “Cheguei em 2017 para começar o projeto da Aprove junto à IDD Emanuel. Na época um amigo, o professor Francisco Moderno, conversou com o pastor Adailton Wild, dizendo que gostaria de iniciar um projeto de jiu-jitsu na cidade, e ele precisava de alguém para tomar conta. Como o esporte trabalha disciplina, humildade e tira as crianças das ruas, o pastor gostou da ideia. Já tinha viajado muito para competir e gostaria de sair de Manaus para viver uma realidade diferente, e foi quando recebi esse convite para vir ministrar as aulas e começar esse trabalho de jiu-jitsu. Começamos o projeto na Comunidade Emanuel em 2017, quando cheguei aqui com minha família, e hoje atendemos 250 atletas, entre crianças, jovens e adultos, com uma lista de 40 interessados na espera para participar. É um trabalho social, sem cobrança de mensalidade. Temos um tatame profissional e estamos sempre procurando melhorar nossa estrutura para oferecer um jiu-jitsu de alta qualidade para nossos atletas”, destaca o professor, enaltecendo os resultados conquistados pelos atletas rondonenses. “Já formamos vários campeões e trouxemos vários títulos para Marechal Rondon. Em 2022 nossa modalidade foi a que mais competiu pelo município, com mais de 20 eventos. Esse ano vencemos quase todos os campeonatos, temos seis alunos que foram Destaques do Ano pela Federação Paranaense, uma vice-campeã brasileira, dentre outras premiações”, acrescenta.
Sonho
Se a curto prazo a meta é viajar para a França com a tranquilidade necessária para poder disputar o Campeonato Europeu, para o futuro Ângelo espera realizar o sonho de levar toda uma equipe de atletas da Aprove Jiu-Jitsu para competir em eventos internacionais, especialmente o Mundial, que acontece nos Estados Unidos.
“Vamos trabalhar para daqui dois ou três anos levar nossas crianças e adultos para o Mundial, que acontecem na Califórnia. Precisamos fazer um cronograma e levantar os valores para que todos possam tirar o passaporte e o visto, mas tenho o sonho de levar esse grupo para os Estados Unidos nos próximos anos e mostrar o potencial dos nossos atletas. São eventos com muita visibilidade e que dão prestígio aos atletas, podendo virar a chave na vida desses atletas, no sentido de se tornarem profissionais no esporte”, vislumbra Ângelo, que pretende se tornar ‘rondonense’ de vez. “Marechal Rondon é uma cidade que me acolheu e estamos desenvolvendo um grande trabalho. Aqui é um lugar muito bom e não pretendo sair daqui. Vou fincar raízes e trabalhar duro para fazer nosso projeto crescer cada vez mais”, finaliza.
Para contribuir na ‘vaquinha virtual’ e ajudar o atleta Ângelo Reis a representar o jiu-jitsu rondonense no Campeonato Europeu, os interessados podem acessar o link abaixo e fazer a sua doação.
https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajuda-para-angelo-reis
O projeto Aprove Jiu-Jitsu conta com apoio da IDD Emanuel, patrocínio da Sicredi, Alibra e Sooro e incentivo da Secretaria de Esporte e Lazer de Marechal Rondon.
Oferecimento: