O Ginásio de Esportes do Colégio Cristo Rei, em Marechal Rondon, recebeu neste final de semana (09 e 10) a 1ª Etapa da Copa Oeste de Badminton 2022, evento promovido pela Associação Rondonense de Badminton (ARBAD) em parceria com a Badminton Federação Paranaense (BFP) e apoio da Secretaria de Esporte e Lazer de Marechal Cândido Rondon.
Com a presença de 179 atletas representando as cidades de Marechal Rondon, Foz do Iguaçu, Toledo, Palotina e também do Paraguai e Argentina, a etapa rondonense foi uma das maiores da Copa Oeste nos últimos anos, com disputas acirradas em diversas categorias e níveis, desde o sub-11 até o sênior, com disputas de simples, duplas e duplas mistas.
O técnico da ARBAD e um dos principais organizadores da 1ª etapa da Costa Oeste, Alan Chapla, comemorou o sucesso da competição realizada em casa, com a conquista de oito títulos para os atletas rondonenses, além de outras subidas ao pódio com segundo e terceiros lugares. “Foi um evento muito gratificante e positivo, tanto na quantidade de atletas participantes como também na qualidade dos jogos. Tivemos a presença de atletas da região com renome nacional, campeões brasileiros e sul-americanos, que fizeram desta etapa uma das maiores da Copa Oeste nos últimos tempos”, afirmou, enaltecendo o projeto desenvolvido com a modalidade em nosso município. “Essa etapa consolida o trabalho feito no badminton de Marechal Rondon, que teve uma evolução muito grande nesse pouco tempo de trabalho. Obtivemos resultados positivos, com ótimas classificações e idas ao pódio. A ARBAD existe há cinco anos de forma organizada e estruturada, e se descontarmos o período de pandemia são três anos e meio. Isso mostra o trabalho que a gente vem fazendo e que se reflete nos resultados”, observa.
Com a presença de cerca de 40 atletas representando a cidade-sede, Chapla destaca que a Copa Oeste é a grande oportunidade para colocar todos os alunos da ARBAD em ação em competições oficiais. “A Copa Oeste, apesar de não ser um Campeonato Paranaense, tem um nível muito bom, e tentamos abranger todos os alunos de todas as categorias, desde os iniciantes até o pessoal mais avançado, para oportunizar a eles uma vivência de uma competição com um nível interessante e legal de participar, acredito que isso seja o mais importante. Obtivemos resultados positivos, com ótimas classificações e idas ao pódio”, avalia o treinador. “Foi um evento que serviu também de preparação para as demais competições que virão nesse ano, como etapas do Paranaense, Jogos Escolares, Juventude, Abertos e uma outra etapa do Circuito Nacional, então isso tudo também serve de experiência para esses torneios que teremos pela frente”, complementa Alan, agradecendo os apoios e parcerias públicas e privadas, que são fundamentais para o desenvolvimento do projeto com a modalidade. São eles as Secretarias de Esporte e Lazer e de Educação de Marechal Cândido Rondon, Auto Elétrica do João, Indústrias Schumacher, Sicredi, Academia Equilíbrio, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Colégio Cristo Rei, Colégio Martin Luther, Colégios Estaduais Eron Domingues e Paulo Freire.
Confira os oito ouros conquistados pela ARBAD na Copa Oeste:
Dupla Feminina Sub-17: Laura Koling e Leticia Bach
Dupla Mista Sub-17: Patrick Bach e Leticia Bach
Simples Masculina Sub-17: Eduardo Godois
Dupla Masculina Sub-15: Murilo da Silva e Pietro Schumacher
Simples Masculina Sub-15: João Vitor Batisttela
Dupla Masculina Sub-11: Enzo Chaves Kohler e Julio Cesar Schmidt
Dupla Mista Sub-11: Julio Schmidt e Emanuelly de Souza (Foz do Iguaçu)
Dupla Mista/ categoria D: Eduardo Godois e Thaiz Cristina
Oferecimento: