Representantes de 10 equipes, da Liga Rondonense de Esportes e da Secretaria de Esporte e Lazer de Marechal Rondon se reuniram nesta segunda-feira (27) na sede da LRE para um encontro preliminar que teve como pauta a discussão de detalhes técnicos sobre a realização do Campeonato Municipal de Futebol Amador 2023.
O encontro contou com a presença de dirigentes de sete equipes que estiveram na edição 2022: o atual campeão Clube Lira, o vice Aimoré, além de Corinthians de Margarida, AABB, Assemar, Guarani e São Remo. Dentre as novidades, estão o retorno de equipes tradicionais do futebol amador rondonense, como Botafogo e AACC, que poderá disputar a competição com dois times (sub-17 e sub-20), e a novidade Esportiva Caça e Pesca.
“Foi uma reunião proveitosa, todos tiveram a oportunidade de dar sua opinião. Ao longo dos anos conseguimos plantar uma semente para os dirigentes amadurecem ideias sobre questões como vínculos de atletas, que não adianta ficar mudando todos os anos. As equipes estão se mobilizando para chegar ao um denominador comum e tenho certeza que teremos um grande campeonato”, destaca o presidente da Liga Rondonense, Ireneo Kuhl, demonstrando preocupação com relação à renovação de dirigentes que ‘tomam a frente’ na organização das equipes.
“É preciso pensarmos um pouco mais sobre o nosso futebol amador. Enquanto estivermos aqui vamos procurar fazer o melhor, o que naturalmente não é fácil, e me preocupo um pouco que no futuro não teremos dirigentes nas equipes ou não Liga, e quem irá fazer o trabalho? Temos que renovar em todos os sentidos”, salienta.
Volta do Torneio Início
Dentre as novidades para a edição deste ano, está a realização do Torneio Início, competição de ‘tiro curto’ realizada antes da 1ª rodada do campeonato, com todas as equipes jogando no mesmo dia partidas com tempos regulamentares diferentes de um jogo normal.
Realizado pela última vez em 2014, quando o Botafogo ficou com o título, o Torneio terá sua fórmula de disputa definido no congresso técnico. “Traçamos uma estratégia juntamente com a Secretaria de Esporte e Lazer para fazer novamente o Torneio Início, até para ter uma noção melhor da estrutura de alguns campos e quem são as equipes participantes. Os técnicos poderão analisar o seu plantel e conhecer os adversários. Será um evento que servirá de termômetro para a Liga, arbitragem, clubes, atletas, e acredito que assim teremos um crescimento em nosso o campeonato”, completa Ireneo.
Outra novidade que poderá acontecer na edição 2023 do Municipal seria o retorno do estádio Valdir Schneider, que desde 2019 não recebe jogos do Amador, como palco do futebol rondonense.
De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Diogo Schneider, o Bolha, existe a possibilidade de que a final, que deverá acontecer em junho ou julho, seja disputada no ‘Valdirzão’, já que o gramado está passando por melhorias. A última vez que o local, usado atualmente por adeptos de patinação e caminhada na pista de atletismo ou cenário de shows musicais nas últimas Festas do Município, recebeu a decisão do Municipal foi em 2017.
Oferecimento:
Congresso
Nos próximos dias, o Edital de Inscrição do Campeonato Municipal de Futebol Amador 2023 será lançado oficialmente, mas já está definido que o congresso técnico, no qual será definida a fórmula de disputa do Municipal, será realizado no dia 17 de março, às 19h, novamente na sede da LRE.
Neste dia, as equipes deverão confirmar sua inscrição, ao valor de R$ 1.200. Equipes filiadas à LRE, com anuidade em dia, estão isentas as taxa de inscrição.
A previsão é que o Torneio Início seja realizado no início de abril, com a 1ª rodada sendo disputada em meados de abril, após a Páscoa.