Foi encerrada neste domingo (04), com as finais da categoria sub-14 nos ginásios do CEMIC e Colégio Frentino Sackser, em Marechal Rondon, a edição 2022 do Circuito Itaipu de Basquete, competição organizada pela Associação Crescendo com o Basquete/ Prefeitura de Marechal Rondon em parceria com a Itaipu Binacional.
No masculino, o título ficou com o Foz Basquete, seguido pelo Gorilas (PY), Abasfi/ Foz do Iguaçu, Pref. Marechal Rondon/ ACB e CEFS/ Marechal Rondon. Já no Feminino, o primeiro lugar foi para a ABU/ Ubiratã, com o vice para o Gorilas (PY), terceiro lugar para a Pref. Marechal Rondon/ ACB e quarto para a CEFS/ Marechal Rondon.
Após a competição, o coordenador técnico do Circuito Itaipu, Marcelo Goes, destacou que os principais objetivos do torneio foram alcançados. “Em 2020 idealizamos uma iniciativa que há muito vinha sendo desejada no meio do basquete, realizar um evento que oportunizasse vários aspectos determinantes para o crescimento do nosso esporte, como jogar bastante e oportunizar aos nossos alunos experiências em quadra; jogar com equipes diferentes a um baixo custo de inscrições, arbitragem e alimentação; e intercambiar nossos alunos com culturas basquetebolísticas distintas, oportunidades que eram antes difíceis promover. Sabemos que temos muito para evoluir a nível organizacional, porém fizemos o possível para atender de forma agradável a todos os visitantes. Pedimos desculpas por eventuais problemas ocorridos em alguma etapa, mas erramos tentando acertar, tudo pelo bem do basquete. Acredito que nosso objetivo maior foi alcançado”, comentou, enaltecendo a grande participação de atletas e entidades na competição. “Para nós do Colégio Estadual Cívico Militar Frentino Sackser/ Associação Crescendo com o Basquete de Marechal Candido Rondon foi extremamente gratificante receber mais de 1000 alunos atletas, 120 professores e muitos pais nestas 10 etapas. Estamos felizes de ter concluído com muito esforço esta última etapa e ansiosos pelo retorno da Itaipu para continuidade desta ideia em 2023. Acreditamos que o basquete vai além das quadras, títulos e resultados. Todos queremos vencer, mas os verdadeiros protagonistas do Circuito Itaipu de Basquetebol foram estes alunos que viveram intensamente cada uma das 10 etapas, fazendo amizades, compartilhando experiências e sobretudo evoluindo neste esporte que tanto amamos”, declarou.
Por fim, Góes deixou uma mensagem de agradecimento aos professores de todas as equipes que participaram do Circuito Itaipu, valorizando o trabalho de todos que atuam pelo desenvolvimento do basquete. “Agradecemos de coração a todos participantes neste ano, clubes, associações, prefeituras etc, vocês fizeram o sucesso deste evento. Aos professores, acreditem, a luta sempre será difícil neste meio, mas vocês fazem a diferença na vida destas crianças e adolescentes. Meu sincero agradecimento a todo vocês”, finalizou.
Oferecimento: