Está definida a fórmula de disputa do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Marechal Rondon – Copa Sicoob/ Cercar/ Chopp Verde 2022. Nesta segunda-feira (07), representantes de 12 equipes se reuniram com a diretoria da Liga Rondonense de Esportes, que organiza a competição com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer, no congresso técnico que definiu os grupamentos e a data da 1ª rodada do certame.
Dentre as principais novidades, estão duas equipes que irão mandar seus jogos no distrito de Bom Jardim, que há muitos anos não recebe jogos do Municipal: Coresul Tintas/ Betesda Piscinas e AER Bom Jardim/ LL Manutenções. Outra agremiação que vem com duas equipes no Amador é o tradicional Corinthians de Margarida, que traz os patrocínios da Mais Energia Solar, atual campeão, e American Nutrients. Da mesma maneira, o Guarani Esporte Clube entra no Municipal com parceria em dois times: AB Agrobrasil/ Clube Lira e Innova Energia Solar.
Vale salientar que o sorteio dos grupos foi direcionado para que estas equipes não ficassem na mesma chave na 1ª fase do campeonato. Completam a lista de participantes a AABB/ CR Concretagens, Rovinni FC, São Remo/ Santo Amaro, Assemar, Grêmio Aimoré e Real Hawarey’s/ Mecânica Midiesel, outra novidade no Municipal.
Veja como ficaram os grupamentos do Municipal 2022:
Grupo A
|
Grupo B
|
Guarani/ AB Agrobrasil/ Clube Lira
Real Hawarey’s/ Mecânica Midiesel
Corinthians/ American Nutrients
AABB/ CR Concretagens
Assemar
Coresul Tintas/ Betesda Piscinas
|
Guarani/ Innova Energia Solar
Corinthians/ Mais Energia Solar
Rovinni FC
São Remo/ Santo Amaro
Grêmio Aimoré
AER Bom Jardim/ LL Manutenções
|
Fórmula
Na 1ª fase do Municipal, as equipes irão se enfrentar dentro de seus grupos, em turno único, avançando os quatro primeiros de cada grupo para a 2ª fase, quando serão formadas duas novas chaves: Grupo C (1ºGA, 2ºGB, 3ºGA, 4ºGB) e Grupo D (1ºGB, 2ºGA, 3ºGB, 4ºGA). Nesta etapa da competição, as equipes e enfrentam novamente dentro de seus grupos, em turno único, avançando os dois melhores para a semifinal e, posteriormente, a grande final, que serão em partidas únicas.
As duas equipes que chegarem na decisão irão jogar 10 vezes. A previsão é que afinal aconteça em meados de julho.
Para o segundo semestre, a ideia da LRE, conforme adiantou o presidente Ireneo Kuhl, é organizar uma espécie de ‘Copa Marechal’, disputado em formato de grupos menores e mata-mata, envolvendo as 12 equipes inscritas no Municipal, como forma de manter os elencos em atividade.
Estreia do campeão
Ao final da reunião, foram definidos os dois confrontos que irão abrir o Municipal de Futebol Amador, nos dias 19 e 20 de abril, ambos no distrito de Margarida. Conforme ficou acertado entre os dirigentes, a ideia é que sejam marcados no máximo três partidas a cada final de semana, para que os torcedores possam prestigiar o maior número de jogos durante o campeonato. A exceção deverá ser justamente nesta 1ª rodada, quando quatro partidas serão disputadas nos dias 26 e 27 de março.
A programação da 1ª rodada será a seguinte:
Sábado (19/03) – em Margarida
16h - Corinthians/ Mais Energia Solar x São Remo/ Santo Amaro (GB)
Domingo (20/03) – em Margarida
16h - Corinthians/ American Nutrients/ Morgan Sementes x Assemar (GA)
Sábado (26/03) – em Bom Jardim
16h - Coresul Tintas/ Betesda Piscinas x Real Hawarey’s/ Mecânica Midiesel (GA)
Sábado (26/03) – na Linha São Cristóvão
16h – Grêmio Aimoré x AER Bom Jardim/ LL Manutenções (GB)
Domingo (27/03) – estádio Mangold Hansen (Botafogo)
16h – Rovinni FC x Guarani/ Innova Energia Solar
Domingo (27/03) – no Arroio Fundo
16h – Guarani/ AB Agrobrasil/ Clube Lira X AABB/ CR Concretagens
Palavra do presidente
Em conversa com nossa reportagem, o presidente da Liga Rondonense de Esportes, Ireneo Kuhl, comemorou o aumento no número de participantes para a edição 2022 do Municipal. “Para nossa a satisfação vimos a mobilização da comunidade para a participação no campeonato, que neste ano contará com 12 times. Poucos municípios hoje conseguem realizar um campeonato de futebol amador com um número tão expressivo de equipes, até cidades tradicionais, que têm muitos clubes amadores, estão com dificuldades, e Marechal Rondon, pelo contrário, está evoluindo e crescendo e cada ano, demonstrando que estamos caminhando para um patamar elevado”, avaliou, comemorando o surgimento de novos times e a consolidação de outros no Municipal. “Tivemos a grata surpresa de algumas equipes retornando, caso do Bom Jardim, em parceria com a Associação local, onde duas equipes vão mandar jogos. Isso é muito bom e salutar para a competição, e esperamos que no futuro outros clubes inativos possam voltar. Temos clubes novos, como o Real Hawarey’s, a efetivação da Rovinni FC, a volta da AABB, assim como a chegada de novos dirigentes, que vêm para somar ao nosso campeonato”, destaca.
Faltando oito dias para o início do certame, Ireneo acredita que a edição 2022 do Amador será muito equilibrada. “Tenho certeza que estas 12 equipes vão ilustrar muito bem esse campeonato, que vai ser muito bom. Cada time terá a oportunidade de jogar bastante, uma competição que será muito disputada e com muitas alegrias na competição. Desde já sentimos nos dirigentes a satisfação de estar participando e vamos torcer para que realmente Deus nos abençoe e possamos ter essa competição se desenvolvendo de uma maneira muito salutar, com muita desportividade e com o verdadeiro espírito do futebol amador”, complementa.
A tabela completa do Municipal será divulgada em breve pela organização.
Oferecimento: