A 1ª etapa segue até 10 de maio e abrange crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e indígenas.
A 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) está em andamento desde o início da semana pela Secretaria de Saúde de Pato Bragado.
A 1ª etapa segue até 10 de maio e abrange crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e indígenas.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Fernanda Regina Brod conta que para iniciar a campanha chegaram 160 doses do Ministério da Saúde, que representam 25% do público alvo da 1ª etapa.
Ela destaca a importância da vacinação contra a influenza em 2021 que vai prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos, internações, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.
VACINAÇÕES SIMULTÂNEAS
Como a campanha de vacinação contra a gripe está coincidindo com a imunização contra a Covid-19 o vice-prefeito, secretário de Saúde, John Jeferson Weber Nodari conta que o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas vacinas simultaneamente, devido à falta de estudos sobre a coadministração dos imunizantes, a orientação é de um intervalo de 14 dias entre os dois imunizantes.
Conforme o secretário, a Secretaria de Saúde está seguindo esse protocolo e pede para que as pessoas compareçam, munidas do cartão de vacinas e cartão SUS, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas, na sala de vacinas da Unidade Básica de Saúde (UBS).
O gestor garante que no ato da vacinação estão sendo seguidas todas as medidas preconizadas pelos órgãos de saúde pública para a segurança de todos, entre elas, a disponibilização de álcool em gel, uso de máscaras e o distanciamento social.
A vacina contra a gripe é produzida pelo Instituto Butantan.
assessoria prefeitura de Pato Bragado
Oferecimento: