O governador de Victoria, Daniel Andrews, anunciou em entrevista coletiva, que a cidade de Melbourne entrará em confinamento pelos próximos cinco dias. A princípio, os 13 casos de Covid-19, diagnosticados na manhã de sexta-feira estão ligados ao sistema de quarentena de hotéis, onde os jogadores estão hospedados.
Apesar do confinamento, o Australian Open irá continuar, a não ser que sejam confirmados testes positivos entre os tenistas nos próximos dias. Por conta da restrição, o público não poderá comparecer aos jogos, tendo que aguardar novas notícias do Governo até quarta-feira, para saber se poderá voltar ao Melbourne Park.
As autoridades se preocupam com os fragmentos de vírus detectados em águas residuais em Melbourne. Segundo o jornal Herald Sun, as autoridades temiam ter perdido o controle do surto - descrevendo cenas de “pandemônio” na agência. Eles disseram ao tabloide que havia grande preocupação com a falha dos rastreadores de contato, em comparar as informações que receberam de casos confirmados, e seus contatos próximos com o que os resultados dos testes de esgoto estavam mostrando sobre a disseminação do vírus.
Com o confinamento, os moradores de Melbourne só podem sair de casa por duas horas para se exercitar com o uso de máscara dentro de 5 km (do local onde moram) ou, se forem trabalhadores essenciais, precisem de mantimentos ou suprimentos médicos, estiverem recebendo cuidados de saúde ou estiverem apoiando alguém com necessidades.
Por conta de todo investimento e da estrutura que foi montada para a realização do Aberto da Austrália neste ano, as autoridades confirmaram o prosseguimento do torneio, porém sem a presença de público, a partir dos jogos de sábado. “Eu sei que você não quer que Victoria volte para o confinamento, mas no momento é o certo a se fazer”, declarou o primeiro ministro da Austrália, Scott Morrison.
O brasileiro Bruno Soares lamenta a falta de público, mas confirma que os jogadores têm seguido rigidamente os protocolos de saúde do torneio. “Estamos seguindo as normas do governo local, que está fazendo um grande trabalho no combate ao vírus. E se tivermos que jogar sem público, iremos jogar porque estamos acostumados, desde de agosto do ano passado.
tenisbrasil.uol.com.br
Oferecimento: