Edificações da nova Unidade Básica de Saúde (UBS), quanto o Pronto Atendimento (PA) estão praticamente concluídas. Mudanças devem ocorrer após pandemia, mantendo assim, a estrutura criada para atendimento emergencial inicial de Covid-19
As edificações da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) e Pronto Atendimento (PA) em Pato Bragado estão em processo de conclusão. O complexo possibilitará o atendimento unificado de promoção e proteção da saúde da população. Soma cerca de 850 m² e tem investimentos dos governos federal, estadual e municipal.
A nova UBS comporta salas para consultórios clínicos, imunização e demais procedimentos, entre outros setores. Já o PA (em fase terminal) será exclusivo a pacientes do município para atendimento a situações de urgência e emergência. Conta com sala de acesso, bem como para enfermagem, exames diferenciados, aplicação de medicamentos, observação infantil, feminina e masculina, inalação, suturas e curativos, espera, recepção, entre outros locais.
Conforme a secretária de Saúde, Neusa Inês Schirmann, mais um passo será dado na sexta-feira (03) para contratação de empresa para fornecimento e instalações de padrões de energia, ampliação e adequação de rede elétrica de alta tensão, sendo que o município também está providenciando o início do processo licitatório para instalação de móveis sob medida no PA. Segundo ela, por serem obras construídas pelo Estado e Governo Federal, qualquer intervenção do poder público do município deve ser informada aos órgãos responsáveis pelo repasse dos recursos o que acaba causando certa morosidade.
A secretária afirma ainda que por conta das medidas determinadas para a preservação da saúde e da vida em face do novo coronavírus, as instalações da UBS atual foram adequadas e enquanto durar a pandemia, por questões de segurança pública, não será realizada a mudança de local. “Além disso contamos com toda equipe centrada nos trabalhos preventivos”, completa.
A unidade passou a contar com dois acessos, sendo um destinado especificamente como ambulatório a pessoas com sintomas do coronavírus, evitando ao máximo a possível contaminação. A farmácia passou a disponibilizar um guichê para atendimento das pessoas na parte externa, evitando aglomerações e na sala de vacinas foram providenciadas as medidas para que os idosos não fiquem próximos durante a imunização da Influenza, considerando ainda que está isolada do restante da unidade.
Pato Bragado busca, junto à Amop, suspensão da aplicabilidade das medidas restritivas do decreto estadual
A administração de Pato Bragado encaminhou na manhã de hoje (02), ofício ao presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), Rineu Menoncin, informando a situação epidemiológica de Covid-19 no município. O documento visa instruir o processo pleiteado pela Amop pela suspensão da aplicabilidade do decreto estadual, nº 4.942/2020, em âmbito municipal.
No ofício constam informações acerca do último boletim de coronavírus em Pato Bragado, publicado na tarde de ontem (1º). O boletim apresenta 04 casos confirmados, sendo três já recuperados, 40 negativos, 37 em isolamento e 11 suspeitos.
O documento também se utiliza do coeficiente de incidência por 100 mil habitantes que foi calculado considerando a projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2020. Nesse sentido Pato Bragado apresenta um coeficiente de incidência de 72/100 mil e a incidência da 20ª regional de Saúde que abrange 18 municípios é de 508/100 mil. Portanto, o município se mantém em alerta, mas abaixo da incidência estadual.
O texto cita ainda que não foram registrados óbitos no município, que a taxa de internação pela doença está em zero porcento e de que os casos confirmados tiveram tratamento domiciliar não necessitando de internação.
São comunicados também os testes disponibilizados, vagas e a taxa de ocupação hospitalar, as formas de fiscalização e desinfecção realizadas em locais com maior circulação de pessoas, salientando que os comerciantes e a população estão colaborando para manter este quadro em situação favorável e pelo funcionamento regular do comércio, considerado não essencial pelo decreto estadual.
A conclusão é de que com todas as medidas de prevenção já tomadas, orientações e fiscalização que o município está realizando, a situação está controlada.
assessoria prefeitura de Pato Bragado
Oferecimento: