A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa nesta quinta-feira (16) e traz como principal novidade a inclusão de caminhoneiros, motoristas de transportes coletivo e trabalhadores portuários ao grupo prioritário, que ainda inclui portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras doenças, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e profissionais das forças de segurança e salvamento.
As três categorias foram incluídas porque, prestando serviços essenciais, estão mais expostas ao coronavírus. Apesar de não ter eficácia contra a COVID-19, esta vacina auxilia os profissionais de saúde a excluírem o diagnóstico da gripe, já que as duas enfermidades apresentam sintomas parecidos, permitindo chegar mais rapidamente à identificação do coronavírus. Outra vantagem é reduzir a procura pelos serviços de saúde.
Em Marechal Rondon as vacinas estarão disponíveis em todas as unidades de saúde que possuem sala de vacinas. Para evitar aglomeração em locais fechados, as vacinas serão feitas na frente das unidades de saúde, a céu aberto. Em caso de fila, pede-se que se mantenha uma distância de pelo menos dois metros dos demais, principalmente os idosos.
A campanha para o grupo prioritário da primeira fase, que são idosos e trabalhadores da área da saúde, também continua até o dia 23 de maio.
Outra informação importante é a de que a partir do dia 16 de maio termina a suspensão de vacinas de rotina das crianças, ou seja, as crianças poderão serem levadas para colocar suas vacinas em dia.
A partir de 9 de maio será iniciada a terceira etapa da campanha, destinada para professores, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto, população indígena, pessoas com 55 anos ou mais e pessoas com deficiência.
assessoria prefeitura de Marechal Rondon
Oferecimento: