O técnico rondonense Marcelo Goes iniciou ontem (26), em São José dos Pinhais, a preparação da seleção paranaense sub-18 de basquete que irá representar o estado no Campeonato Brasileiro de Base – Etapa Sul Sudeste, que acontece entre os dias 31 de maio e 4 junho na cidade catarinense de Jaraguá do Sul.
Dentre os 15 atletas convocados, que até segunda-feira (30) vão disputar as 12 vagas na equipe que vai defender o Paraná na disputa do Brasileiro, três são atletas de Marcelo Goes na ACB/ Prefeitura de Marechal Rondon. São eles os alas/ armadores João Vitor Boeing e Diego Leiva e o ala Lucas Pacheco.
Apesar de não poder contar com atletas paranaenses que atuam em outros estados e não foram liberados pelas suas respectivas equipes, Goes acredita que o estado estará bem representado em Santa Catarina.
“A expectativa a cada seleção que sou convidado para defender o Estado é a melhor possível. Encaro sempre cada seleção como a primeira, como uma nova oportunidade. O momento da seleção sub-18 do Paraná é um tanto delicado, pois não vamos conseguir estar com os principais atletas devido uma questão de liberação dos clubes de fora do estado, além de outros dois clubes do Paraná que não vão liberar os jogadores em virtude de uma competição pré-agendada por eles e que faz parte do calendário, mas temos que procurar fazer o melhor com aquilo que temos na mão. Iremos para essa competição com uma seleção basicamente sub-17. Vamos trabalhar durante quatro dias em São José dos Pinhais com 15 jogadores e teremos que fazer três cortes, mas acredito muito que esses meninos que estarão lá vão se dedicar ao máximo para poder representar bem o nosso Estado”, destacou Marcelo Goes.
Grande oportunidade
Destaque da equipe sub-17 da ACB/ Prefeitura de Marechal Rondon, o ala/armador rondonense João Vitor Boeing vê na oportunidade de disputar seu primeiro Campeonato Brasileiro um momento único em sua carreira. Desde os 11 anos jogando basquete pela ACB/ Colégio Frentino Sackser, João já foi chamado para seletivas nas categorias sub-13 e sub-17 em anos anteriores, mas foi cortado dos elencos que disputaram o Brasileiro. Agora, o jovem garante estar pronto para ser convocado. “Para mim essa convocação significa muita coisa, tanto como atleta como pessoa. Já tive outras oportunidades em seletivas das categorias sub-13 e sub-17, mas não consegui ir ao Brasileiro, e dessa vez estou com foco diferenciado, pois vai significar muito para mim passar nesta seletiva. Vou pra cima, estou treinando bastante e focado nessa seleção. Participar do Brasileiro é algo único e que poucos atletas conseguem, é uma grande oportunidade”, analisa João.
Segundo ele, o fato do técnico da seleção paranaense ser seu treinador na ACB “aumenta minha responsabilidade, pois ele me avalia todo dia”. A chave, então, para convencer Marcelo Goes a levá-lo para o Brasileiro? Intensidade. “Aumentei muito o nível de intensidade nos treinos e isso ajudou bastante meu estilo de jogo, e acredito que isso fez eu ser convocado”, afirma João, fã de NBA e que tem nos astros Kyrie Irving, do Brooklyn Nets, e Luka Doncic, do Dallas Mavericks, suas grandes inspirações. “Eles têm muito controle de bola e visão de jogo”, finaliza João, que já tem no currículo títulos estaduais de base e dos Jogos Escolares.
Tabela
A estreia do Paraná na Etapa Sul Sudeste acontece na terça-feira (31), contra o Rio de Janeiro, às 15h30. No dia seguinte, o adversário será Santa Catarina B, às 13h30, e na quinta-feira (02) os paranaenses fecham a 1ª fase contra São Paulo, às 15h30. No dia 3 de junho acontecem as semifinais, e no sábado (04) será conhecido o campeão.
No Grupo A estão Santa Catarina A, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.
Oferecimento: