Mais uma rondonense começa a se destacar nas provas de 3 Tambores, esporte que tem atraído o interesse de muitas crianças e adolescentes para essa modalidade que cresce a cada dia na região.
No último final de semana (28 e 29 de novembro), a jovem Clara Huppes Emmel, de 12 anos, conquistou a 2ª etapa do Campeonato Expovel na categoria Jovem Unificado, com o tempo de 17.537 segundos. Na mesma competição, ela terminou na 3ª colocação nas categorias Jovem B e Principiante B, resultados que somam-se a outras recentes conquistas importantes, como os títulos da 1ª etapa da Expovel, na categoria Jovem B; do 18ª Grand Prix Rancho Cabral, na categoria Feminino; e do Rodeio Bess Cup, na categoria Mirim, dentre outros pódios obtidos nas diversas classes destas provas, desde que iniciou a parceria com o cavalo Bahuan King H2IR.
“A trajetória da Clara na modalidade 3 Tambores iniciou com o começo da pandemia, há um ano e três meses. Sem poder sair de casa para nada, ficamos sabendo dos treinamentos da Escolinha JV, fomos conhecer, houve o interesse e inscrevi a Clara e sua irmã Marina. Em pouco tempo na escolinha já decidiram começar a treinar para as competições. A evolução é constate e o amor ao esporte e aos animais aumenta a cada dia mais”, explica Dione Huppes Emmel, mãe de Clara, destacando que os treinamentos acontecem três vezes por semana sob a supervisão do treinador Diego Silveira.
Enquanto Clara e Marina, de 9 anos, se dedicam aos treinamentos e competições, Dione dá todo o suporte necessário para as filhas nos bastidores. “Como mãe o coração está sempre querendo pular fora do peito, mas é um esporte maravilhoso, essa conexão com o animal é surreal, mesmo apreensiva em todas as provas sempre dou o maior apoio. Esse mundo é fascinante, já estou envolvida também, mesmo não tendo coragem para montar em um cavalo, mas já fiz até carteira de motorista categoria C para pilotar o caminhão que compramos para levar os cavalos”, comenta.
Segundo ela, o esporte praticado pelas filhas tem aproximado ainda mais a família. “Vimos nesse esporte uma forma de ter nossas filhas mais próximas a nós e tirar elas mais do celular. Passam muito tempo com os cavalos, treinando, dando banho, alimentando. Elas realmente amam tudo isso. E se elas estão felizes nós, como pais, também estamos. A família está sempre presente e apoiando em tudo que for preciso”, salienta.
Indecisa se seguirá carreira como competidora de 3 Tambores quando ficar mais velha, Clara fala com convicção de onde pretende chegar em um futuro próximo: “Eu vou competir em Barretos”, crava a jovem, emendando, com personalidade, em quem se inspira na modalidade: “Me inspiro em mim mesma”.
fotos: arquivo pessoal
Oferecimento: