O Paraná tem 33 cidades entre as 200 mais sustentáveis do País. E quem lidera a posição na região Oeste é o município de Pato Bragado que também está em 7º no Estado e entre as 100 melhores cidades, no ranking nacional.
É o que mostra o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR), um trabalho inédito lançado nesta terça (23) pelo Programa Cidades Sustentáveis (PCS), em parceria com a Sustainable Development Solutions Network (SDSN), uma iniciativa da ONU para monitorar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em seus países-membros.
O índice é resultado de um extenso trabalho de seleção, coleta e sistematização de dados de 770 municípios brasileiros, incluindo as capitais dos 26 estados da Federação, além de cidades de todas as regiões metropolitanas e biomas do país.
A iniciativa se liga à Agenda 2030, uma agenda mundial apresentada em 2015 pela ONU aos países-membros. Ela estabeleceu metas, prazos e compromissos voltados ao desenvolvimento sustentável e ao enfrentamento dos principais problemas globais. Ao todo, foram utilizados 88 indicadores de gestão relacionados aos diversos temas abordados pelos ODS (Erradicação da Pobreza, Fome Zero e Agricultura Sustentável, Saúde e Bem-estar, Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, Água Potável e Saneamento, Trabalho Decente e Crescimento Econômico, Redução das Desigualdades e Parcerias e Meios de Implementação).
REFERÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO
Diante do destaque no cenário regional, estadual e nacional, o prefeito de Pato Bragado, Leomar Rohden, o Mano enaltece a satisfação de dividir essa conquista com a população, gestões anteriores, como também a atual e os servidores públicos. Para ele, os resultados alcançados também se referem às parcerias firmadas com a Itaipu Binacional, como também o Governo do Estado e Governo Federal que estimulam e desenvolvem o potencial do município.
Mano destaca os investimentos realizados em parceria com a Itaipu na Unidade de Valorização de Reciclados (UVR), com incentivos para sempre melhorar o índice de reciclagem do lixo no município. Cita entre grandes projetos alcançados pelo município, a implantação do laboratório de robótica, duas plataformas elevatórias e a climatização da escola municipal, como também do ginásio de esportes do educandário, além do olhar constante sobre a saúde e a área social, as melhores condições de trafegabilidade no interior e na área urbana. “Tudo isso se deve ao trabalho conjunto, de tantas pessoas e órgãos envolvidos, e nós agradecemos imensamente”, exalta Mano.
O levantamento dos dados foi realizado pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), e a iniciativa também conta com o apoio do Projeto CITinova.
Os 23 municípios que obtiveram a melhor pontuação estão localizados no estado de São Paulo. As 100 cidades que tiveram a melhor classificação estão nas Regiões Sul e Sudeste do país. Por outro lado, os municípios do Norte e do Nordeste registraram as pontuações mais baixas.
assessoria prefeitura de Pato Bragado