Seja quente ou gelado, os chás são sempre boas escolhas quando o assunto é alimentação saudável. De folhas, ervas, flores, raiz ou sementes, existem chás dos mais variados tipos e gostos. Além de serem bebidas naturais, eles possuem peculiaridades para cada necessidade do organismo.
Em Pato Bragado as plantinhas da saúde estão à disposição de toda comunidade, sem custos e distribuídas em mais de 150 variedades cuidadosamente cultivadas por Tercília Medin, a Bimba, na horta do Projeto Piá Luz do Futuro.
Envolvida desde a infância com o cultivo e manejo de plantas medicinais, Bimba é agente da fitoterapia no município, responsável pelo cultivo, poda e cuidado das plantas medicinais da Farmácia Verde, implantada pela Secretaria Municipal de Saúde.
VARIEDADES
Entre a vasta gama de plantas, Bimba informa que são mais de 150 variedades medicinais, sempre ministradas com responsabilidade, ou seja, com as medidas certas, o modo de fazer e o aval do médico responsável.
Ela aponta entre chás tradicionais ofertados na horta, a hortelã, cavalinha, capim limão, erva doce, manjerona, poejo, manjericão, marcela, alcachofra e hibisco. Entre os aromáticos, destaque para o orégano, tomilho, açafrão e alecrim, além dos mais procurados que são o melão São Caetano, para alívio das dores no corpo e febre, como também a moringa para o colesterol e manutenção da saúde óssea.
As pessoas que querem conhecer um pouco mais dessa prática, podem comparecer na horta do projeto piá, nas segundas, terças e quartas-feiras, das 7 às 11 horas e nas quintas e sextas-feiras, das 13 às 17 horas.
assessoria prefeitura de Pato Bragado