Se em 2020 a Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS) aboliu o rebaixamento na Série Ouro do estadual, nesta temporada o descenso será severo. Com a vinda de dois clubes da Série Prata e todos os remanescentes da elite, o estadual terá 16 integrantes – o que não acontecia desde 2012.
No congresso técnico on-line, na tarde desta terça-feira (23), a Federação colocou a pauta em votação e 10 clubes clubes optaram para que a Ouro deste ano rebaixe quatro times, para que a competição volte a ter, em 2022, 14 participantes. Campo Mourão, Coronel, Operário Laranjeiras, Palmas, São José dos Pinhais e Siqueira Campos votaram pelo rebaixamento de duas equipes e, portanto, pela manutenção de 16 times na competição futura.
Mudança no formato de disputa
O arbitral definiu também a volta de uma 1ª fase em grupo único, isto é, com as equipes jogando entre si em um turno. Com a pandemia, em 2020, a Série Ouro foi disputada com dois grupos.
Disputam a competição em 2021: Cascavel (atual campeão), Campo Mourão, Chopinzinho, Coronel (2º Prata 2020), Dois Vizinhos, Foz Cataratas, Marechal, Marreco, Operário Laranjeiras (1º Prata 2020), Palmas, Pato, São José dos Pinhais, Siqueira Campos, Toledo e Umuarama.
A previsão é que a 1ª rodada da 1ª fase seja disputada em 13 de março e a 15ª – e última – em 28 de agosto. Os quatro melhores colocados garantem vaga na 3ª fase, enquanto do 5º ao 12º avançam para a 2ª. Os quatro últimos vão disputar a Taça FPFS.
Confrontos da 1ª rodada:
Cascavel x Coronel
Umuarama x Operário Laranjeiras
Campo Mourão x São José dos Pinhais
Foz Cataratas x Toledo
Marreco x Palmas
Marechal Futsal x Siqueira Campos
Dois Vizinhos x Pato Futsal
Chopinzinho x Ampére
5º colocado da 1ª fase pode terminar rebaixado
Na 2ª fase, os confrontos – em ida e volta – levarão em conta a colocação final na fase anterior, conforme o
Conforme o chaveamento a seguir:
- C1 – 5º x 12º
- C2 – 6º x 11º
- C3 – 7º x 10º
- C4 – 8º x 9º
Os eliminados vão disputar a 1ª fase da Taça FPFS, que decidirá também os quatro rebaixados à Série Prata de 2022. Um detalhe curioso é que o 5º colocado da 1ª fase pode terminar rebaixado.
Serão disputados duelos de ida e volta e os classificados avançam à 2ª fase da Taça FPFS, que incorporará também os eliminados da 3ª fase da Série Ouro. Confira
- CT1 – Perdedor C1 x 16º
- CT2 – Perdedor C4 x 13º
- CT3 – Perdedor C3 x 14º
- CT4 – Perdedor C2 x 15º
A 3ª fase do estadual tem os seguintes cruzamentos:
- C5 – 1º x vencedor C4
- C6 – 4º x vencedor C1
- C7 – 3º x vencedor C2
- C8 – 2º x vencedor C3
As equipes que forem eliminadas na semifinal da Série Ouro também garantem o direito de participar da Taça FPFS. A semifinal e a decisão do estadual serão disputadas em confrontos de ida e volta. O campeão deverá ser conhecido no dia 4 de dezembro.
Premiação
Ao menos por enquanto, a premiação da Série Ouro será em troféu e medalhas. A FPFS informou aos clubes que ainda busca um patrocínio para conseguir uma premiação no certame.
Por: Juliam Nazaré – Jornal Correio do Povo do Paraná
Oferecimento: