Um termo de compromisso estabelecido pela Associação Bragadense de Catadores (ABC) e Itaipu Binacional está proporcionando, desde julho até dezembro de 2020, o repasse de itens alimentícios, produtos de limpeza e higiene pessoal, material permanente (dispenser em álcool gel, sabonete líquido e papel toalha) agasalhos, kits de primeiros socorros, além de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e uma carreta para recolha do material reciclável aos catadores.
São R$ 27.888,27 em recursos advindos de um plano de trabalho elaborado pela associação, com ações voltadas à prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).
Com base no plano de trabalho, a técnica da ABC, Claudireni Staadtlober informa que a aquisição de equipamentos de proteção individual, produtos alimentícios, de limpeza, higiene pessoal e outros auxílios aos catadores para o enfrentamento à Covid-19, está colaborando na renda, qualidade e segurança na execução das atividades de trabalho e, da mesma forma, ao atendimento às necessidades básicas dos associados.
A receita da venda dos materiais recicláveis é, atualmente, a única fonte de renda dos catadores, por intermédio do Programa Lixo Bom, desenvolvido pela administração municipal. Os resíduos recicláveis da coleta seletiva são recolhidos às quartas-feiras, nas residências do município, como também de forma quinzenal, nos Pontos de Entregas Voluntárias (PEVs) de cada associação de moradores das linhas do interior e parque de exposições. Os materiais recicláveis são doados à ABC que então realiza a triagem, enfardamento e comercialização, transformando “lixo” em receita para os trabalhadores.
assessoria prefeitura de Pato Bragado
Oferecimento: