A pandemia tem atrapalhado atividades de inúmeros setores da sociedade, e uma das áreas mais prejudicadas desde março de 2020, sem dúvida, é a esportiva, com diversas competições paralisadas, canceladas ou adiadas, colocando em dúvida o trabalho de atletas, sejam eles profissionais ou amadores, técnicos e demais profissionais que atuam diretamente ligados a este segmento.
Apesar das dificuldades, em Nova Santa Rosa o momento é de olhar para o futuro. É assim que pensa Edson Góis, que voltou a ocupar o cargo de Diretor de Esportes em meados do ano passado (havia exercido a função entre 2001 e 2012) e aposta no fortalecimento da parceria entre prefeitura e Governo do Estado e também iniciativa privada para alavancar o esporte no município.
Nesta semana, Góis deu um passo importante neste caminho ao receber o chefe do Núcleo Regional do Esporte de Foz do Iguaçu, Roberto Costa Cabral, ex-goleiro profissional com passagens marcantes por Athletico-PR e Vasco da Gama, dentre outros times. “O Roberto tem visitado vários municípios da região, e Nova Santa Rosa não foi diferente. Ele apresentou ideias de como tentar viabilizar algumas competições oficiais do Estado, como Jogos da Juventude e Abertos. Ficamos muito contentes em ver que o Governo do Paraná está preocupado em dar continuidade e apoio a estes eventos, apesar desse momento que estamos vivendo, para que os atletas tenham condições de continuar treinando e participando de competições em suas respectivas modalidades”, comentou o diretor, destacando que em breve Nova Santa Rosa deverá contar com um novo espaço de lazer para os municípios: “O Roberto também falou sobre os projetos do Estado em prol dos municípios, como o repasse de materiais esportivos para diversas modalidades. As cidades respondem a um questionário sobre a estrutura, funcionários, projetos, para que o Estado saiba quais as necessidades de cada prefeitura na área esportiva. Um exemplo é o projeto Meu Campinho, que conta com campo de futebol society e mini-quadra de basquete. Alguns municípios da nossa região já foram beneficiados com este projeto, e vamos trabalhar para que Nova Santa Rosa também possa contar com este espaço”, garantiu.
Favorecer nossos atletas
Há duas décadas envolvido diretamente com o esporte local, Edson Góis já traçou planos para os próximos anos. “Meu objetivo como diretor de Esportes é recolocar Nova Santa Rosa no lugar que ela merece no meio esportivo, que é ser destaque a nível regional. Neste mandato do prefeito Norberto o esporte comunitário será prioridade, mas sem esquecer das equipes que representam a cidade nos Jogos Oficiais do Estado, como Juventude e Abertos, e Copa AMOP e Troféu Difusora, no caso do futsal, além da nossa seleção que disputa o Paranaense de Bolão. Queremos sempre favorecer nossos atletas”, afirmou.
Uma das maneiras de incentivar cada vez mais a participação da comunidade nos eventos esportivos da cidade, segundo Góis, é isentando as equipes de taxas de inscrição. “Desde o ano passado, todas as competições municipais são gratuitas, com a prefeitura bancando todos os gastos com arbitragem e de organização. Estamos muito felizes com esse momento em nosso esporte, e ainda mais felizes por poder voltar a trabalhar”, aponta.
Municipais
Com uma competição na reta final e outras previstas ainda para 2021, o diretor destaca a parceria com uma empresa local, que patrocina as premiações para os campeões. “Na próxima semana teremos as finais da 1ª Copa Opção - Campeonato Municipal Futebol Sete, com todos os cuidados em relação aos protocolos sanitários. Fechamos uma excelente parceria com a Opção Telecom para grandes competições municipais, com premiações em dinheiro para os vencedores, como forma de motivar os atletas a participarem cada vez mais dos torneios. No segundo semestre pretendemos fazer o Campeonato de Futebol de Campo, os Jogos Abertos de Nova Santa Rosa e retomar o Municipal de Futsal, competição que é tradição há mais de 30 anos e que ainda não conseguimos fazer neste ano em razão do ginásio ser um ambiente fechado”, finaliza.