Disputadas desde meados de setembro nas cidades de Marechal Cândido Rondon e Foz do Iguaçu, serão encerradas neste final de semana (06 e 07), as Fases Regionais dos Jogos Abertos e Jogos da Juventude do Paraná, competições promovida pelo Governo do Estado, através da Paraná Esporte, em parceria com as prefeituras dos municípios-sede.
Com uma das maiores delegações e destaque na maioria das modalidades desde o início das disputas, Marechal Rondon chega na reta final das duas competições com a possibilidade de conquistar até 10 medalhas de ouro, que iriam se somar ao título do bolão feminino dos JAP’S, conquistado ainda em setembro. O basquete, disputado em formato de grupos únicos, é outra modalidade que também já chegou ao fim.
Abertos
Uma das seleções rondonenses que vai em busca do ouro nos Jogos Abertos é o voleibol masculino, que disputará a semifinal contra Foz do Iguaçu no sábado (06), às 13h30, no ginásio Sebastião Flor. O jogo terá um gostinho de revanche para Marechal Rondon, superado pelos iguaçuenses na decisão da Fase Regional em 2019. “Formamos essa equipe com o intuito de trazer amigos e atletas que são apaixonados pelo voleibol e mostrar que Marechal Rondon é forte nessa modalidade, tanto no feminino como também no masculino. Na 1ª fase enfrentamos dois times aqui da microrregião (Mercedes e Quatro Pontes) e agora na semifinal teremos pela frente Foz do Iguaçu. Será um jogo difícil, mas estamos confiantes em fazer um bom jogo e conseguir chegar na final”, destacou o atleta Ângelo Godois, um dos responsáveis pela montagem da equipe. Quem passar disputa o título no domingo (07), contra Toledo ou São Miguel do Iguaçu, às 15h30.
Estudante de Educação Física na Unioeste, Ângelo, natural da cidade de Verê e com família em Pato Branco, viu no esporte a chance de abrir portas em Marechal Rondon. “Vim para cá em 2019 cursar Educação Física e de lá para cá fiz muitas amizades através do voleibol. Trabalho com o Projeto Feras do Vôlei e auxilio no time do Vôlei Marechal, então é um esporte que me proporcionou muitas coisas boas”, complementa, observando que a seleção rondonense tem um elenco formado basicamente por atletas que jogaram no voleibol de base do município e que mantiveram ligação com a modalidade.
Além dele, integram a seleção masculina de voleibol os atletas Felipe Rosa, Francislei Bandero, Giovani Coelho, Giovani Bollis, Guilherme Hensel, Ikaro Ribeiro, Juliano Scheuer, Luis Kubiski e Vitor Ragazzan.
Pelo naipe feminino, Marechal Rondon disputa a semifinal contra Guaíra, sábado, às 15h, no Parque Presidente. Se confirmar o favoritismo, a equipe comandada pelo técnico Miro dos Santos faz a final no dia seguinte, às 14h, contra Palotina ou Foz do Iguaçu.
Outra equipe rondonense que viajará até Foz do Iguaçu para encarar a seleção local será o handebol masculino (foto), que disputa a medalha de ouro no domingo (07) às 14h20, no ginásio do Bairro Morumbi. “Será uma final muito difícil. Na 1ª fase os dois times estavam desfalcados, e agora na final espero contar com o elenco completo para podermos conquistar essa medalha de ouro. Estou muito feliz em alcançar nosso objetivo, que era chegar na final na competição que marcou o retorno dos Jogos Oficiais, mas agora vamos que estamos aqui vamos brigar pelo título”, comentou Rodrigo Zart, o Nonucho, lembrando do revés para os donos casa por 35 a 28 na fase de classificação.
Para fechar a passagem das seleções de Marechal Rondon na tríplice fronteira, a bocha masculina também viaja com a possibilidade de retornar para casa com a medalha de ouro no peito. No domingo (07), às 10h, no CTG Charrua, os rondonenses enfrentam Medianeira na semifinal, e se vencerem duelam com Foz do Iguaçu ou Itaipulândia, às 14h, valendo o título.
Já no ginásio Ney Braga, Marechal Rondon tem a possibilidade de conquistar em casa o ouro nos dois naipes do futsal. Entre as mulheres, a decisão acontece domingo (07), às 15h40, entre os tradicionais rivais Marechal Rondon e Toledo. “É um adversário muito forte, jogamos contra elas no Paranaense, com derrota fora e empate em casa, então acredito que será um jogo bastante equilibrado e esperamos contar com o apoio da torcida para conquistar esse título para Marechal Rondon”, menciona o técnico da seleção rondonense, Jean Model.
Já no masculino, Marechal Rondon faz a semifinal no sábado (06), às 16h40, contra Foz do Iguaçu, valendo vaga na decisão de domingo (07), às 17h, contra Medianeira.
Jogos da Juventude
Pelos Jogos da Juventude, destinado a atletas da categoria sub-17, Marechal Rondon tem quatro possibilidades de título neste final de semana.
Um deles, o handebol masculino, já está garantido. Com três vitórias até o momento no Grupo Único, a equipe comandada pelo técnico Nonucho entra em quadra sábado (06), às 12h10, no ginásio Bairro Morumbi, em Foz do Iguaçu, com amplo favoritismo diante de Toledo para sacramentar o título de maneira invicta. Porém, mesmo em caso de derrota, Marechal Rondon só poderia ser alcançado em número de vitórias por São Miguel do Iguaçu, que duela com Foz do Iguaçu na última rodada, mas neste caso os rondonenses levariam vantagem no confronto direto.
Ainda na fronteira, o voleibol feminino rondonense tenta mais um título para sua vasta galeria. Na semifinal, sábado, o adversário será Foz do Iguaçu, no ginásio Sebastião Flor. Em caso de vitória, Marechal Rondon disputa o ouro domingo (07), às 9h30, contra Toledo ou Medianeira.
Para fechar a programação rondonense nos Jojup’s, o futsal tem a missão de levantar o troféu de campeão dentro de casa, no ginásio Ney Braga. No sábado (06), às 9h, o jovem time de Marechal Rondon, com atletas que terão pela frente várias edições dos Jogos para disputar, encara a sempre forte seleção de Toledo. “Fizemos um amistoso contra Ouro Verde que serviu de parâmetro para essa final. Temos uma equipe praticamente sub-15, e Toledo é campeão paranaense na categoria. Sabemos das dificuldades, mas chegar nessa final já é um título para nós. Vamos procurar trabalhar bastante a parte defensiva para tentar segurar o adversário e quem sabe conseguir essa vitória, que seria algo maravilhoso para nosso projeto”, explica o técnico Jean Model.
Pelo naipe masculino, Marechal Rondon faz a semifinal contra Palotina, sábado (06), às 15h30. O vencedor encarar Foz do Iguaçu ou Medianeira na decisão de domingo (07), às 11h30.
Oferecimento: