O prefeito de Pato Bragado, Leomar Rohden, o Mano manifestou à Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), a partir de um pedido realizado pela própria entidade, o interesse do município em integrar o consórcio nacional de prefeituras para a compra de vacinas contra a Covid-19. A iniciativa da Federação Nacional de Prefeitos (FNP) foi lançada na segunda-feira (1º).
Segundo Mano, a previsão é que a associação seja efetivamente instalada até o dia 22 de março. “A partir disso será elaborado um modelo de projeto de lei para ser enviado à câmara municipal do nosso município para que possamos participar das compras”, explica.
O prefeito declara que a intenção é de que as prefeituras possam comprar os imunizantes, caso o Plano Nacional de Imunizações (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, não seja capaz de suprir toda a demanda.
O gestor garante que o município dispõe de recursos para a aquisição das vacinas, tanto por essa associação/consórcio, como por qualquer outra parceria que poderá vir a ser estabelecida para isso.
Durante reunião de lançamento da iniciativa, o presidente da FNP, Jonas Donizette disse que o consórcio não é para comprar imediatamente, mas para que os municípios possam ter segurança jurídica no caso de o PNI não dar conta de suprir toda a população.
assessoria prefeitura de Pato Bragado