O Jogos Olímpicos de Tóquio vão acontecer no ano que vem "a qualquer custo", disse nesta terça-feira a ministra japonesa para a Olimpíada, Seiko Hashimoto. Em entrevista coletiva, ela declarou que os Jogos serão realizados pelo bem dos atletas, a despeito dos desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus.
Em março, o governo japonês e o Comitê Olímpico Internacional (COI) tomaram a decisão sem precedentes de adiar os Jogos, inicialmente marcados para julho deste ano, até 2021, devido ao vírus.
– Todos os envolvidos com os Jogos estão trabalhando juntos para prepará-los, e os atletas também estão fazendo grandes esforços com vistas ao ano que vem. Devemos realizar a Olimpíada a qualquer custo – disse ela. – Quero concentrar todos os nossos esforços nas medidas contra o coronavírus.
Autoridades do governo japonês, da prefeitura de Tóquio e do Comitê Organizador dos Jogos se encontraram pela primeira vez na semana passada para elaborar os passos para conter a ameaça do vírus durante o evento. O presidente do comitê,T oshiro Muto, disse que os organizadores estão se preparando para realizar os Jogos no ano que vem mesmo que a pandemia não tenha retrocedido de forma expressiva.
O grupo está trabalhando com mais de 200 ideias sobre como melhor lidar com o vírus, incluindo reduzir restrições de viagem para atletas estrangeiros, medidas de imunização na Vila Olímpica e cuidados com o público.
oglobo.globo.com
Oferecimento: