Na semana passada, o técnico da equipe sub-20 do Marechal Futsal e das categorias de base da seleção brasileira Vanildo Neto divulgou a relação de 12 jogadores que irão defender o país nos Jogos Sul-americanos da Juventude, que acontecerá de 3 a 9 de maio na cidade de Rosário, na Argentina.
A apresentação do elenco visando a preparação para o torneio será no dia 26 de abril, na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). No dia 2 de maio, a delegação embarca rumo a Argentina para defender o título da última edição, disputada em 2018 no Paraguai.
Conciliando também o cargo de auxiliar técnico de Marquinhos Xavier na seleção adulta, Neto falou sobre os critérios que o levou a definir a lista e destacou a importância de fazer uma boa preparação no Rio de Janeiro. “Primeiro temos que entender o processo de tudo que estamos fazendo é para tentar fomentar, massificar atletas para a seleção adulta. Sabemos que o Brasil é um país continental, não dá para conseguir visualizar e perceber no local que eles jogam o potencial de todo mundo. Então temos que ter uma linha, e em cima dessa linha tentamos colocar bases de equipes que se destacaram tanto nos campeonatos nacionais, no caso na Taça Brasil da idade deles do ano passado, como também atletas que têm a oportunidade no Sub-20 e adulto. Então esses atletas eram 2004, que se destacaram na Taça Brasil ou já tiveram experiência nas categorias acima da deles. Esses foram os critérios para a convocação nesse momento. Estou muito feliz com a oportunidade, e tenho certeza que a gente vai para o campeonato com uma equipe muito qualificada e muito forte. Vamos ter uma semana de treino na Granja Comary antes de viajar para Rosário e iniciar o Campeonato Sul-americano, que será muito campeonato forte fisicamente, e por isso vamos nos preparar da melhor maneira possível”.
De acordo com o treinador, uma pré-lista foi elaborada, e mesmo quem não for para Rosário seguirá sendo monitorado para possíveis convocações futuras. “Fizemos uma pré-lista de 18 atletas e todos eles foram monitorados e foram avaliados, e outros também estão sendo. O objetivo é fazer um banco de dados, e isso já está acontecendo, para tentar ajudar nessa transição do sub-17 para sub-20 e do sub-20 para o adulto, para que no adulto tenham mais opções para a comissão técnica. A ideia é conseguir fazer esse trabalho de massificação para ajudar nas categorias de cima”, explica Vanildo.
Marechal Futsal representado
Dentre os 12 jogadores chamados por Vanildo Neto estão dois atletas do Marechal Futsal. Um deles é o ala Pedrinho, que na convocação consta como jogador do Bradesco (RJ), clube onde atuou em 2021. Já o pivô Gabriel Berwanger, destaque na excelente temporada da equipe sub-17 da AACC Copagril ano passado, trabalhou com Vanildo Neto também do time do Marechal, vice-campeão paranaense sub-20. O treinador falou sobre as características da dupla. “O Gabriel é um atleta que faz mais de uma função, e isso foi um dos pontos muito positivos para poder levar ele. É um atleta que faz muito bem o função de fixo, e faz muito bem especificamente o pivô. O ano passado ele jogou comigo o ano todo de pivô, mesmo fazendo fixo no sub-17, isso me ajudou muito em relação a convocá-lo. É um dos poucos atleta que conheço pessoalmente, porque querendo ou não, não tenho contato in loco com eles, então essa ajuda dos treinadores foi muito importante pra mim e Gabriel é o único que estava comigo no dia a dia. É um jogador da minha confiança e vi que durante os jogos teve um rendimento muito bom, então isso o credencia para estar pra estar comigo na seleção. Ele foi destaque na categoria acima, tendo a experiência de ser vice-campeão estadual e terceiro lugar na Copa Mundo de Futsal, teve a oportunidade de treinar no adulto e conseguiu se destacar na categoria dele também. Já o Pedrinho é um atleta que se destacou muito no Bradesco e que está com a gente agora. Ele foi destaque da equipe campeã carioca. É um atleta canhoto, longilíneo, técnico, muito inteligente para o jogo posicional e tenho certeza que vai nos ajudar muito. Então são dois atletas que temos muita convicção e muita confiança neles para essa convocação”, avalia.
Ainda comemorando a convocação, o quatropontense Gabriel Berwanger espera aproveitar muito bem a chance de vestir a camisa amarelinha. “Primeiramente quero agradecer a Deus pela a oportunidade de representar meu país, o que para mim é uma grande honra. Agradeço também a minha família, que sempre me incentivou e me apoiou. Estou muito feliz e motivado com esse grande desafio e espero, junto com o Neto e os outros meninos fazer um grande campeonato. Quando recebi a notícia de ser convocado para a seleção fiquei muito feliz e até agora nem caiu a ficha, mas estou muito confiante”, afirma.
Confira a lista da Seleção Brasileira de Futsal Sub-18:
GOLEIROS:
João Vitor – Corinthians
Pedro – Magnus
FIXOS:
Juca – Joinville
Renan – Magnus
ALAS:
Léo – Minas Tênis Clube
Pedrinho – Marechal/ ex-Bradesco
Thierry – Corinthians
Gustavo – Palmeiras
Caio – Corinthians
Alex – Minas Tênis Clube
PIVÔS:
Vitinho – Palmeiras
Gabriel – Marechal
Oferecimento: