Pato Bragado está entre 55 municípios contemplados na Campanha Educativa Integrada de Educação Ambiental, desenvolvida pela Itaipu Binacional e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros, por intermédio do Convênio Linha Ecológica, em comemoração ao Dia Mundial da Água – 22 de março.
Todos os anos a data é lembrada com iniciativas de conscientização e educação. A gerente de Divisão de Educação Ambiental da Itaipu Leila Alberton destaca que neste ano, a ênfase do tema “Quem consome e separa de forma consciente, cuida da água e cuida da gente. Minha atitude faz a diferença”, está no lançamento do jingle comum a todos os municípios, incentivando o cidadão a fazer a separação correta dos resíduos.
Complementando esta medida, por meio do convênio, na terça-feira (16), o município recebeu um kit básico de som para instalação em veículo público ou da associação de catadores de recicláveis, contendo ainda o jingle promocional no que tange ao trabalho de conscientização a respeito da coleta seletiva.
O kit de equipamentos é composto por uma caixa automotiva, um super tweeter, um driver 100w, um rádio AM/FM, um alto falante, uma capa para o som e um amplificador.
EDUCAÇÃO E SENSIBILIDADE AMBIENTAL
Como Pato Bragado conta a Associação Bragadense de Catadores (ABC) que realiza a coleta em alguns pontos da cidade, nesse sentido, a secretária de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Jaqueline Vanelli aponta que diversas famílias vivem da separação desse material.
Segundo ela, o kit vem para somar nas campanhas educativas, pois será utilizado em ações de sensibilização pontuais de dias comemorativos e ainda na rotina diária da associação, incentivando a população a separar corretamente e cada vez mais.
A secretária destaca a importância da educação e sensibilidade ambiental no município. “Seja nos cuidados com a água, o solo e todo o ambiente, hoje nós consumimos muito e reciclamos pouco. Portanto é extremamente importante que tenhamos uma coleta seletiva efetiva dos resíduos sólidos”, conclui.
Pato Bragado repassa kits com atividades de pintura a grupos do Cras
A Secretaria de Assistência Social de Pato Bragado retomou em fevereiro, as atividades com os grupos atendidos pelo Cras. Retornaram aos trabalhos os grupos Primeira Infância, integrado por famílias com crianças de zero a três anos e de três a seis anos, Gestantes, BPC Idosas, além do BPC 1 e 2, compostos por pessoas com deficiência e seus familiares.
A programação presencial teve que ser interrompida no ano passado em razão da pandemia de Covid-19. Por conta disso, os atendimentos do Cras passaram a serem realizados apenas por meio de teleatendimento, WhatsApp e visitas domiciliares.
A secretária de Assistência Social, Arlete Gross Schneider explica que por conta do grande número de pessoas envolvidas nos grupos, por enquanto, as atividades não voltarão a ocorrer no Cras. “Optamos, então, pela entrega de kits para realização de atividades em tecido como uma forma para a retomada gradativa das atividades”, declara.
Arlete conta que está, ao lado da coordenadora do Cras, psicóloga Andrinea Cordova da Rosa e a assistente social, Camila Ramos da Cunha, entregando os materiais nas residências dos envolvidos. “Para tanto, estamos seguindo os protocolos de segurança em saúde pública. A partir de então, a equipe do Cras estará encarregada de acompanhar os grupos e as atividades durante as visitas psicossociais e também por intermédio de atendimentos remotos”, frisa.
assessoria prefeitura de Pato Bragado