O coordenação do SESC Marechal Rondon divulgou nesta quarta-feira (27) a abertura das inscrições para a edição 2021 da Copa SESC Verão, tradicional evento que abre o calendário esportivo regional.
Neste ano, serão disputadas quatro modalidades: Futsal masculino e feminino, Tênis de Mesa masculino e feminino, Xadrez e Truco.
O congresso técnico está marcado para o dia 4 de fevereiro, às 19h30, no SESC. As disputas acontecerão entre os dias 8 e 28 de fevereiro.
Nas imagens ao lado você tem acesso à ficha de inscrição e ao questionário de aptidão. Para mais informações os interessados podem entrar em contato com o coordenador João Zuge, pelo fone 45 99971 8425.
Confira o regulamento geral da Copa SESC Verão, com atenção para o Protocolo de retomada competições amadoras.
COPA SESC VERÃO 2021
Regulamento Geral
A Copa Sesc Verão 2021 objetivam o congraçamento e lazer, incentivando e difundindo a prática esportiva e recreativa entre os participantes, bem como promovendo a qualidade de vida. É uma realização do Sistema Fecomércio Sesc Paraná, com apoio e supervisão da Administração Regional do Sesc Paraná. Os jogos serão regidos por este regulamento e pelas regras desportivas de cada modalidade.
1– Participantes:
1.1 Poderão participar: Trabalhadores do Comércio e seus dependentes, empresários do comércio, presidentes e funcionários dos sindicatos e público em geral.
1.2 Para participação na “Copa Sesc Verão 2021” é obrigatório o Cartão Cliente do Sesc devidamente atualizado. Não será permitida a participação dos atletas nas partidas, sem a apresentação de um documento oficial com foto.
1.3 O participante poderá fazer inscrição em mais de uma modalidade, coletiva ou individual, mas estará ciente que poderá sofrer coincidências de horários de jogos o qual deverá optar por qual modalidade participará.
2 – Modalidades, Categorias e Número de Participantes:
2.1 Modalidades coletivas e individuais: Modalidade Categoria Número de Participantes () Futsal Masculino/ Feminino Masculino a partir 16 anos e fem. a partir de 14 anos. Min 6 – Máx 10
Tênis de Mesa Masc. e Fem. Acima 12 anos 1 participante
Xadrez Única idade livre 1 participante
Truco Única acima 18 anos 2 participantes
OBS: Todas as modalidades serão realizadas na estrutura do SESC, e nos ginásios do município.
3 – PARQ
3.1 O SESC, entidade social e educativa, está trabalhando com uma nova metodologia na prática esportiva, referente aos cuidados com a vida e a saúde integral dos clientes. Dessa forma, comunicamos a obrigatoriedade do preenchimento do Questionário PARQ para as modalidades grifadas (listadas) no item 2.1.
3.2 A validade do Questionário PARQ é durante as fases correntes, ou seja, a cada fase, o participante deverá preencher o questionário para participar dos Jogos.
3.3 Para a efetivação da inscrição, o prazo máximo para preenchimento do Questionário PARQ é antes do início da 1ª partida do participante na competição.
3.4 Questionário PAR-Q Par-Q é o nome dado para o questionário que deve ser aplicado ao indivíduo antes que comece a praticar atividades físicas regulares. O principal objetivo do Par-Q é identificar possíveis limitações e restrições existentes na saúde da pessoa que tenciona fazer exercícios físicos. Assim, com um detalhamento do histórico de saúde da pessoa, esta passa a estar apta a praticar as atividades físicas adequadas para a sua condição. O questionário se concentra em verificar se a pessoa tem algum problema cardiovascular ou histórico familiar de doenças do coração. Reiteramos a obrigatoriedade de preenchimento individual do formulário por todos os atletas, sem exceção. O formulário não poderá ser preenchido ou assinado por terceiros. Além disso, a data de preenchimento deverá ser a data do evento. Como se trata do Questionário Par-Q, caso algum atleta preencha ou assinale com um X no SIM de uma das perguntas, este precisará entregar o Atestado Médico normalmente.
4 – Inscrições:
4.1 Os Inscritos, técnicos e dirigentes que participarem dos jogos, são considerados conhecedores deste regulamento e das regras específicas de cada modalidade, submetendo-se sem reserva alguma a todas as conseqüências que deles possam emanar.
4.2 As inscrições serão realizadas da seguinte forma: a) A Ficha de Inscrição da equipe será por modalidade e por categoria devendo constar à relação dos participantes de acordo com o número de atletas permitido neste Regulamento. b) As inscrições serão efetivadas no Serviço de Atendimento ao Cliente do Sesc Marechal Cândido Rondon, no período de 06 de janeiro até o dia 04 de fevereiro. c) A ficha de inscrição poderá ser completada com atletas ou substituição dos mesmos até o congresso técnico dos jogos ou na primeira partida da equipe na competição. d) Para haver competição, é necessário que haja no mínimo 3 equipes ou duplas inscritas e ou pessoas no caso das categorias individuais, por modalidade.
5 – Congresso
Técnico 5.1 O Congresso Técnico dos jogos, será realizado dia 04/02/2021 às 19h30, no Salão de Eventos do Sesc Marechal Cândido Rondon.
5.2 O Congresso Técnico inclui o sorteio das chaves, definição dos sistemas de disputas, leitura do regulamento geral, definições especiais e orientações, sendo obrigatório o comparecimento dos representantes das equipes e dos inscritos nas categorias individuais.
6 – Abertura / Encerramento: Abertura da competição acontecerá no dia 08 de fevereiro. O encerramento acontecerá no dia 28 de fevereiro.
7 – Competições: Os jogos serão realizados do dia 08 de fevereiro a 28 de fevereiro. Serão obedecidas as regras individuais de cada modalidade, com algumas adaptações conforme regulamento geral dos Jogos. A princípio, o sistema da competição será em eliminatória simples ou dupla, podendo ser modificado, dependendo do número de equipes/participantes em cada modalidade.
8 – Recursos:
8.1 O encaminhamento de recursos cabe apenas aos representantes credenciados na ficha de inscrição.
8.2 Os “recursos” para serem aceitos devem ser redigidos em termos adequados, protocolados junto a Comissão Organizadora, no prazo de até 24h, após o encerramento da partida ou o primeiro dia útil após a partida. O valor da taxa para entrada do recurso será de R$ 100,00, a qual deverá ser recolhida no Serviço de Atendimento ao Cliente. Obs.: Caso o recurso seja deferido (aceito) a taxa será devolvida. Único: Decisões e providências, sobre a arbitragem, são da competência da Comissão Organizadora e Disciplinar, não cabendo solicitação de “recurso”.
9 - Comissão Organizadora:
9.1 A “Comissão Organizadora e Disciplinar” da Copa Sesc Verão estará formada em primeira instância pelo Gerente executivo da unidade e em segunda pelos técnicos da Seção de Lazer e Esportes da unidade.
9.2 Está sujeito a punição, aquele que direta ou indiretamente ligado aos jogos, provoque distúrbios ou tentem desvirtuar as finalidades do evento, apresentando protestos improcedentes e críticas difamatórias que tumultuem a Organização Geral do Evento. Serão julgadas pelo Manual de Infrações do Sesc/Pr.
10 - Normas Disciplinares:
10.1 Nas modalidades de Futsal, ficará suspenso automaticamente por uma partida, o atleta que for punido com dois cartões amarelos ou um cartão vermelho.
10.2 Casos indisciplinares que acontecerem durante os jogos, ou mesmo quando terminados, ou ainda fora deles, advindos de atletas, torcidas, membros da Comissão Técnica da equipe e outros, serão levados para julgamento da Comissão Disciplinar. Serão apreciadas as súmulas dos jogos com as anotações dos árbitros.
10.3 Será desclassificada a empresa/equipe ou atleta que estiverem irregularmente inscritos nos jogos.
10.4 Os jogos terão seus horários pré determinados, e estabelecidos em Boletim, havendo uma tolerância de 15 (quinze minutos) apenas para o 1º jogo da rodada, ficando os demais sem esta opção.
10.5 O não comparecimento dos inscritos para determinado jogo, ou no caso das equipes comparecerem com o número insuficiente para se iniciar uma partida, conforme regras oficiais de cada modalidade, ocasionando o (W x O), será desclassificado da competição.
10.6 O não comparecimento dos inscritos, a equipe ou comissão técnica, nos jogos da final e disputa de 3º e 4º lugar, estarão automaticamente desclassificados, ficando os mesmos punidos por 1 (um) ano das competições realizadas pelo Sesc Paraná.
11 –Premiação:
¨ Troféus: 1º, 2º e 3º colocado. (Futsal e Xadrez)
¨ Medalhas: 1º , 2º e 3º colocado.
12 – Entrega da Premiação A entrega da premiação acontecerá após o término da competição/modalidade em disputa.
13– Disposições Gerais:
13.1 O Sesc não se responsabilizará por qualquer problema de saúde ou de contusão que venha a ocorrer com os inscritos ou terceiros durante a realização dos jogos. Uma vez inscrito dará ao Sesc o entendimento de estar apto para a prática esportiva. Sendo de responsabilidade de cada inscrito responder por suas condições de saúde.
13.2 O Boletim Informativo é a comunicação oficial do evento e o representante da equipe/empresa deverá retirá-lo na Comissão Organizadora na unidade do Sesc.
13.3 Os dados dos jogos divulgados no Boletim Informativo, não serão alterados após a publicação.
13.4 Para as modalidades coletivas será obrigatório o uso de camisas (iguais) e numeradas, inclusive a do goleiro, ficando a critério da equipe o calção e as meias. Para a modalidade de futsal será obrigatório o uso de caneleiras. Proibido o uso de tênis com travas.
13.5 Para a modalidade de tênis de mesa a organização estará disponibilizando raquetes, entretanto será permitido que o jogador faça uso de seu material particular.
13.6 Não será permitida a ingestão de bebidas alcoólicas, entre os atletas.
13.7 Os casos omissos não previstos neste Regulamento Geral, serão resolvidos e decididos pela Comissão Organizadora do evento.
Protocolo de retomada competições amadoras
- · Inscrição de no máximo 10 atletas por equipe (Futsal);
- · Equipe de arbitragem – 2 árbitros e 1 anotador; · 1 funcionário Sesc responsável pela organização;
- · Horário pré-definido por partida com intervalo de 15 minutos para higienização do espaço;
- · Total 24 pessoas por horário/partida (Futsal);
- · Uso de máscara obrigatório desde a entrada na Unidade. A retirada da máscara durante o jogo está sujeita ao decreto municipal.
- · Aferição de temperatura e assinatura do termo ao acessar a unidade do Sesc.
- · Disponibilização de álcool em gel e tapete sanitizante na entrada do ginásio e/ou na entrada da quadra.
- · Disponibilização de álcool em gel em vários pontos do espaço para desinfecção de mãos.
- · Interdição dos bebedouros possibilitando apenas o uso para encher garrafas.
- · Interdição dos vestiários para banho e troca de roupa. Os clientes devem chegar vestidos para a prática.
- · Proibido cumprimentos, apertos de mão e comemorações com contato físico.
- · Não será permitido o compartilhamento de objetos pessoais.
- · As equipes terão seus jogos previamente agendados.
- · Apenas poderão permanecer no espaço os atletas inscritos na competição conforme horário da tabela de jogos, os próximos atletas/equipes agendados conforme tabela, aguardam o término da partida em outro espaço demarcado. Não será permitida a entrada de plateia ou demais pessoas estranhas ao jogo.
- · Será demarcada uma área (banco de reservas) para que os atletas aguardem por sua vez, respeitando o distanciamento mínimo de 1,5 m. Para as modalidades de truco e xadrez serão respeitados o distanciamento entre as mesas, álcool gel disponível em cada mesa de jogo.
- · Não será permitida a participação de pessoas em grupo de risco, conforme decreto municipal (cada unidade deverá informar as características do grupo de risco da sua região).
- · Se possível, a unidade fará a limpeza da quadra no intervalo de cada uso, podendo estabelecer horários fixos de limpeza.
- · Para fins de controle, será estabelecida uma única porta de entrada. Também será definido portão externo para saída após o término de cada partida.
- · Por questão de segurança, será disponibilizada uma lista de presença para verificação e checagem dos clientes, devendo os mesmos assinarem declarando que não estão enquadrados no grupo de risco, com febre ou demais sintomas da Covid.
- · As orientações serão dadas por escrito ao responsável pela equipe, que deverá transmitir as orientações aos demais clientes. Estas orientações deverão estar fixadas nos espaços de realização dos jogos, juntamente com o decreto municipal liberando a prática, acompanhado das demais determinações complementares.
Comissão Organizadora
1º) Coordenação Técnica João Alberto Züge Técnico de atividade na área de Esportes
2°) Coordenação Diretiva Carlos Cremonini Gerente Executivo do Sesc/MCR
Oferecimento: