O jogador de rugby fijiano Josaia Raisuqe foi expulso após o término da partida vencida pelo time dele, o Nevers, pela 15ª rodada da Rugby Pro D2, a segunda divisão do campeonato francês de rugby, contra o Beziers. A expulsão foi motivada pela empolgação excessiva do atleta após o apito anunciando o término do jogo: ele levantou o árbitro da partida, como se fosse um troféu.
O ocorrido foi motivo de piadas nas redes sociais. Muitas pessoas compararam a cena do atleta levantando o juiz Laurent Millotte à sequência de abertura do clássico ‘O Rei Leão’ (1994), da Disney, quando o leãozinho Simba é erguido pelo macaco Rafiki na Pedra do Rei.
A celebração pouco usual do atleta de 26 anos causou risadas ainda no campo do jogo. No momento em que ele ergue o árbitro é possível ver colegas de equipe e rivais rindo da comemoração inesperada de Raisuqe. No entanto, o jogador acaba sendo expulso logo após colocar o juiz novamente no chão.
A comemoração excêntrica e a posterior expulsão de Raisuqe também foram alvos de críticas do técnico do jogador. Xavier Pemaja expressou seu descontentamento com seu atleta em entrevista ao canal de TV francês Canal+, noticia o jornal inglês Daily Star.
“É intolerável”, disse o técnico quando perguntado sobre a atitude do jogador. “Ele também será punido pelo comitê disciplinar da liga. Vou conversar com ele. Não posso aceitar. O que aconteceu no fim do jogo terá consequências muito ruins”.
A vitória do Nevers contra o Beziers fez com que a equipe de Josaia Raisuqe suba para a sexta colocação da segunda divisão do campeonato francês de rugby.
revistamonet.globo.com