Após oito anos o Cascavel está de volta ao futsal paranaense. Com vitória por 4 a 1 no tempo normal e 2 a 0 na prorrogação sobre o Umuarama, nesta terça-feira (22) no ginásio da Neva, a Serpente Tricolor repetiu os feitos de 2003, 2004, 2005, 2011 e 2012 e sagrou-se campeã da Série Ouro, ampliando ainda mais sua vantagem como maior campeão do estado.
Essa foi a terceira final entre as duas equipes. Em 2005 deu Cascavel e 2007 a taça ficou em Umuarama.
A partida teve transmissão da Promove Sports em parceria com o site Olhonabola, e você confere na íntegra na página inicial do site.
O jogo
Na etapa inicial o equilíbrio prevaleceu, e nas melhores chances Kauê, do Umuarama, e Jorginho, do Cascavel, pararam na trave. Precisando vencer para forçar a prorrogação, pois foi derrotado no jogo de ida por 5 a 2, o time comandado por Cassiano Klein conseguiu abrir o placar aos 3’ com Carlão, completando de carrinho o contra-ataque puxado por Eduardo Jabá. Um minuto depois, o Umuarama empatou com Foguinho, conferindo a assistência de Batista.
O resultado dava o título para o time comandado por Ney Victor, mas aos 8’ aconteceu o lance que mudaria a história da decisão. O capitão Augusto segurou Eduardo Jabá e recebeu o segundo cartão amarelo, e no último lance com um jogador a mais Biel apareceu na segunda trave para escorar o passe de Carlão e colocou o time da casa na frente outro vez. A partir daí, só deu Cascavel, que ampliou no tempo normal com Eduardo Jabá, tocando cruzado na saída de Ale Falcone aos 11’, e outra vez Carlão, chutando para o gol vazio após passe errado de Hugo aos 13’. Esse foi também o 13º gol do capitão do Cascavel, artilheiro da Série Ouro 2020.
Na prorrogação, o Umuarama apostou nos goleiros-linha Léo Café e depois Kauê, mas a tática não surtiu efeito, e com a vantagem do empate, o Cascavel se aproveitou para faturar o título com vitória também no tempo extra. Aos 1’50’’ da etapa final, Biel antecipou o passe de Hugo para Léo Jotinha e mandou de longe para fazer 1 a 0. Aos 3’30’’ foi a vez de Zequinha ficar com a bola a seu dispor na quadra de defesa e fazer o último gol da Série Ouro 2020 e dar início à festa tricolor na Neva.
fotos: Celso Dias