A Liga Nacional de Futsal 2018 já terminou, mas as equipes que vão disputar a edição 2019 estão movimentando o mercado da bola, anunciando contratações e renovações de contrato. Há ainda muita especulação nos bastidores, mas alguns times já estão com os elencos praticamente montados.
Dentre os times paranaenses, o mais adiantado é o Cascavel Futsal, que não terá mais o técnico Nei Victor, comandante do time nos últimos 22 anos. Para seu lugar, foi contratado Cassiano Klein, técnico que estava no Joaçaba. Do time de 2018, permanecem o capitão Issamu, os alas Madson e Adeirton e o pivô Jorginho. O goleiro Alê Falcone, que deixou o Cascavel na metade da temporada e foi para o futsal português, está de volta. Foram contratados os alas Rabisco (ex-Peñíscola RehabMedic/ESP), Deivão (ex-Assoeva/RS), Pedala (ex-Uruguaiana/RS), Humberto (ex-Parobeense/RS), Parrel (ex-Marechal) e Edimar (ex-Joaçaba/SC), os fixos Wilsinho (ex-Atlântico/RS), Gustavo Saraiva (ex-Parobeense/RS), o pivô Roni (ex-Parobeense/RS), e os goleiros Barack (ex-Corinthians) e Thiago (ex-Barueri/SP).
A Copagril, de Marechal Cândido Rondon, anunciou nesta semana duas novidades: Paulinho Sananduva não comanda mais o time e Paulinho Cardoso (ex-Minas) chega para substituí-lo. O ex-treinador do Minas foi bicampeão paranaense com o Umuarama em 2007 e 2008. O time rondoniense renovou contrato com os goleiros Renan Cabral e Gustavo, os fixos Biel e Meira, os alas Suelton, Bruno Petry e Eduardo Jabá e os pivôs Vilela e Barbosinha. As novidades da Copagril são o goleiro André Deko (ex-Assoeva/RS), o fixo Grillo (ex-Joinville), o ala-esquerdo Jamur (ex-Foz Cataratas), o ala destro Pixote (ex-Magnus/SP) e o pivô Well (ex-Pato Futsal). Havia uma grande especulação que a Copagril contrataria o ala-esquerdo Di Maria, do Pato Futsal, mas o atleta preferiu renovar contrato com o atual campeão da Liga Nacional. Com isso, aumenta a chance de o time rondonense renovar contrato com Xande.
Pato Futsal, Foz Cataratas e o novo integrante da Liga Nacional, Campo Mourão, ainda não se pronunciaram sobre contratações para a próxima temporada. O Marreco Futsal já anunciou a renovação de contrato dos goleiros Quinzinho e Di Fanti, do fixo Kauê, dos alas Sol Sales e Alexandre Pintinho e dos pivôs Pedro Rei e Sinoê. O clube está próximo de um acerto também com Fabiano Assad. Dentre os contratados, a equipe beltronense já anunciou o fixo Max (ex-Umuarama), o ala-esquerdo Juninho (ex-Intelli) e o ala/pivô Felipe Monteiro (ex-Uruguaiana/RS).
Times do Sul
A Assoeva, de Venâncio Aires (RS), renovou com atletas como o fixo Boni, o goleiro Deivid e o ala Vini Sacola. Dentre os contratados estão os alas Torres (ex-Jaraguá) e Dudu (ex-Carlos Barbosa) e o fixo Marcelo Giba (ex-Alaf/RS).
A ACBF, de Carlos Barbosa (RS), anunciou ontem um pacote de renovações para a temporada 2019: o goleiro Gian Wolverine, o fixo Lé, os alas Júlio Zanotto, João Salla, Douglinhas, Mithyuê, Bruno Souza e Valdin e os pivôs Pesk e Darlan. Dos times gaúchos, o único que não se pronunciou sobre contratações e renovações é o Atlântico, de Erechim.
Dentre os catarinenses, o primeiro que começou a anunciar contratações foi o Jaraguá, que anunciou a contratação do pivô Jé, do Atlântico, de Erechim, ainda em outubro deste ano. Em seguida, o multicampeão anunciou a renovação do técnico Fernando Ferretti, dos goleiros Jean Reis e João Neto, do pivô Iuri Muller, dos alas João Guilherme, OitoMeia e Edinei e do pivô Daniel. O Jaraguá contratou ainda o goleiro Índio (ex-Palmas), os alas Richard (ex-Marreco) e Costelinha (ex-Intelli) e os fixos Éder (ex-Marreco) e Nícolas (ex-Tubarão).
O Joinville, que ganhou tudo em 2017 e perdeu tudo em 2018, já anunciou as renovações com o capitão Leco, o goleiro Willian, os fixos Sinésio e Leandro Caires, os pivôs Gabriel Penezio e Genaro, o ala-esquerdo Thiaguinho, o ala-direito Bruno, o ídolo Jackson Samurai e os jovens atletas Bruno Iacovino, João Paulo, Machado e Ewerton. Por enquanto, a única contratação anunciada é do fixo Ciço (ex-Minas). O Joinville ainda perdeu o fixo Junai, que se aposentou.
O Blumenau Futsal, do técnico Xande Mello, renovou com sua base: o goleiro Ivan, os fixos Rudi e Ruan, os alas Ceará, Libânio e Mika e as jovens promessas João Victor e o goleiro Kelwin. O Tubarão, atual campeão catarinense, já começou a anunciar suas primeiras contratações: o ala-esquerdo Dieguinho (ex-São José), o fixo Ferrugem (ex-São José), o pivô Ronaldo (ex-Cascavel), o ala Antoniazzi (ex-Corinthians) e o fixo Diego Passamani (ex-Jaraguá). O Tubarão já renovou com o técnico Thiago Raupp, o Gordo. O Joaçaba, vice-campeão catarinense, ainda não anunciou nenhuma contratação para 2019, mas sabe-se que o goleiro Léo Gugiel já renovou contrato.
Times de São Paulo
O Magnus, de Sorocaba (SP), já anunciou seu time completo para a temporada 2019. A equipe do técnico Ricardinho já anunciou as seguintes contratações: Danilo Baron (ex-Pato), Marinho (ex-Tubarão), Gleidson (ex-Corinthians), Pett (ex-Jaraguá), Walex (ex-Jaraguá), Lucas (ex-Blumenau) e Charuto (ex-Joaçaba). Renovaram contrato o capitão Rodrigo, o goleiro Lucas Oliveira, o pivô Eder Lima e os alas Kevin e Leandro Lino.
O Corinthians já anunciou a renovação de contrato do fixo Nenê, do goleiro Obina e do técnico André Bié. A principal contratação é o goleiro Tiago (foto), que veio do Magnus, de Sorocaba. A Intelli ainda não anunciou contratações, mas há especulações de que o pivô Keké, do Atlântico, e o ala Cabreúva, que saiu do Atlântico no meio da temporada, estão certos na equipe que vai jogar em 2019 em São Carlos (SP).
O São José já anunciou as renovações dos goleiros Rafael e Daniel e dos alas Vandinho e Gustavinho. O time já contratou o ala Biel (ex-Alaf/RS), o pivô Don (ex-Intelli), o pivô Marcelo Soares (ex-futsal da Letônia) e o ala Yuri (ex-Pulo do Gato/SP).
Por Adolfo Pegoraro
Oferecimento: