A Seleção Brasileira conquistou a inédita Liga Sul-Americana. Após vencer a Argentina duas vezes no sábado (18), a Seleção precisava apenas de um empate neste domingo nos confrontos do Sub-19 e do Adulto, disputados em Assunção, no Paraguai. E conseguiu com um novo triunfo dos garotos, que superaram os rivais continentais de virada, com direito a 4 a 3 no placar. Com a taça já garantida a Seleção principal entrou em quadra na sequência e acabou amargando a derrota por 3 a 1.
O pivô Barbosinha e o ala Suelton (na foto, ao lado de Sol Sales) representaram a Copagril na competição.
A competição teve início em 2017 e foi criada pela Conmebol como uma experiência inovadora. A entidade dividiu o continente em Zonal Sul e Zonal Norte, contando com Seleções de base e adulto de cada participante. O desempenho das duas categorias influenciou na classificação e Brasil e Argentina terminaram como campeões das suas zonas, se enfrentando para definir o vencedor do torneio.
O jogo
O confronto deste domingo se iniciou novamente com o duelo sub-19. Diferente do primeiro encontro, quando o Brasil conquistou a goleada, os argentinos tentaram impor um forte ritmo, buscando a vitória a todo custo.
E foi assim que os hermanos saíram na frente, com gol de Pablo logo aos 4 minutos. O gol renovou os ânimos da Argentina, que voltou a marcar aos 13 minutos, com Cristian. Mas a desvantagem tirou o foco dos garotos brasileiros, que diminuíram já no fim, aproveitando gol de Leozinho.
A conversa no intervalo parecia ter surtido efeito para o lado da Argentina. A grande exibição seguiu no início do segundo tempo e resultou no terceiro gol, marcado por Flores após contra-ataque.
Foi então que a chave de reação brasileira ligou. Aos 12 minutos, Lucas Gomes descontou e deu nova esperança na conquista do título já na primeira partida. O resultado apareceu no fim do jogo, quando Matheus e Lucas Gomes voltaram a marcar, decretaram o triunfo brasileiro e a festa do título.
No adulto
Com o resultado da Seleção Sub-19, a equipe adulta entrou em quadra com o Brasil já campeão. A Argentina acabou demonstrando um ritmo mais intenso e chegou ao único triunfo na série de quatro partidas entre as seleções, com gols de Vaporaki e André Santos. Sol Sales fez o gol dos brasileiros na partida.
cbfs.com.br
fotos: Conmebol e divulgação
Oferecimento: