A Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo (SEET) divulga a lista de atletas e técnicos selecionados para a edição 2018 do programa Talento Olímpico do Paraná - TOP 2020. As categorias contempladas este ano serão: Top Formador, Top Técnico Formador, Top Estadual, Top Técnico, Top Nacional, Top Internacional, Top Internacional/Embaixador e Top Medalhista/Embaixador.
Ao todo, 1.600 vagas foram ofertadas. Nesta listagem, 1.116 nomes foram publicados, entre eles o de 11 rondonenses:
Categoria Top Formador
Kauany Karolina Vargas Boone/ Basquetebol
Luisa Laurindo/ Voleibol
Suelem Osorio Carvalho/ Voleibol
Categoria Top Estadual
Alexia Parizotto Cocco/ Voleibol
Emili Yukie Follmann Takano/ Tênis
Gabrieli Gagliassi/ Voleibol
Guilherme Eduardo Roso Medin/ Basquetebol
Milena Ellen Parolin/ Voleibol
Categoria Top Nacional
Larissa Besen/ Voleibol
Categoria Top Técnico
Claudemiro Vieira dos Santos/ Voleibol
Categoria Top Técnico Formador
Marcelo Goes/ Basquetebol
Novos selecionados serão divulgados nos próximos dias, pois se encontram ainda em análise devido à documentação pendente.
Assim como aconteceu em 2017, serão 38 modalidades olímpicas e 18 paralímpicas. As novidades para este ciclo são o surf, skate, karatê, beisebol/ softbol (versão feminina do esporte), escalada técnica, parabadminton e parataekwondo.
O PROJETO
Em suas seis edições, já atendeu cerca de 7 mil atletas e técnicos com o patrocínio da Companhia Paranaense de Energia, a Copel. Os resultados de atletas paranaenses nos dois ciclos olímpicos, após a implantação do programa, cresceu exponencialmente. Em 2012, na disputa dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres, o programa contou com seis representantes (quatro atletas e dois técnicos). Já nos Jogos Rio 2016 o TOP contou com 32 atletas e dois técnicos defendendo o Paraná nas disputas resultando em duas medalhas de prata, no vôlei de praia com Ágatha Bednarczuk e outra com Marcelo Santos, na bocha paraolímpica.
COM/SEET
Josi Schmidt