Momento histórico para o tênis brasileiro. Na tarde deste domingo (09) Thiago Wild, de 18 anos, atleta do Instituto Tennis Route, do Rio de Janeiro, conquistou o título juvenil do US Open, quarto e último Grand Slam da temporada, em Nova York.
O paranaense de Marechal Cândido Rondon, atleta patrocinado pelo Itaú e Rede via Lei de Incentivo do Governo Federal pelo Ministério do Esporte, superou o italiano Lorenzo Musetti, 18º do mundo, por 2 sets a 1 com parciais de 6/1 2/6 6/2.
Pela primeira vez na história um brasileiro levanta o título em simples em Nova York, pela segunda vez na história ganha um Slam em simples juvenil - Tiago Fernandes foi campeão no Australian Open em 2010. Apenas Maria Esther Bueno havia triunfado em simples no profissional no torneio. Nas duplas além dela título para Felipe Meligeni no juvenil em 2016.
A campanha do brasileiro foi perfeita acabando com invencibilidade do número 1 do mundo juvenil, o taiwanês Chun Tseng na semifinal. Tseng vinha de títulos em Roland Garros e Wimbledon e só tinha uma derrota nos Slams na temporada na final do Australian Open.
O jogo
Na partida final Wild comandou com o saque e a direita e venceu facilmente o primeiro set por 6/1 em 18 minutos. No segundo set teve um break no 2/2, mas errou devolução após bom saque aberto de Musetti. O jogo a partir daí mudou com Wild tomando duas quebras e errando muito. No terceiro set Musetti saiu quebrando, abriu 2/0, mas o paranaense uniu forças para devolver a quebra, igualou sacando bem.. A confiança voltou e o italiano cometeu erros. Mais duas quebras e o brasileiro deslanchou para cravar smash, definir o jogo e se ajoelhar com a façanha.
tennisroute.com.br
fotos: usopen.org
Oferecimento: