A modalidade de atletismo da fase regional dos Jogos Escolares do Paraná, em Marechal Cândido Rondon, é a primeira a definir todos os representantes para disputar a fase macrorregional da competição programada de 12 a 17 de junho, em Medianeira.
Na manhã deste domingo, 20, no Estádio Municipal Valdir Schneider, foram conhecidos campeões de provas como 3000 e 200 metros masculino, arremesso de peso masculino e feminino e também no salto em distância. Durante os dois dias, aproximadamente de 300 competidores entre regulares e ACD (alunos com deficiência) de 34 escolas, participaram das disputas onde os campeões os vice-campeões de cada prova se asseguraram na próxima fase da competição.
De acordo com o coordenador da modalidade, Paulo Muniz dos Santos, profissional com mais de 30 anos de experiência e que atualmente trabalha como atletas paraolímpicos, Marechal Cândido Rondon apresentou uma ligeira melhora no nível técnico e significante no número de competidores se comparado a 2017.
“Provas de bom nível e o que vimos aqui nos leva a acreditar a fase macrorregional deve ter um nível mais elevado já que muitas cidades possuem projetos específicos da modalidade”, acredita o dirigente.
DO GRAMADO PARA A PISTA
Geralmente o que separa o gramado do campo de futebol da pista de atletismo são apenas alguns metros, mas assim também pode ser a identificação dos competidores com as modalidades. Essa é a história de Welington Capchak, estudante do Colégio Estadual do Campo Margarida, distrito de Marechal Cândido Rondon.
Há menos de 60 dias, o atleta jogava futebol, mas a oportunidade de competir no atletismo dos Jogos Escolares lhe despertou uma vontade de começar a treinar e o resultado disso, foi a conquista de duas medalhas de ouro e também as vagas para a próxima etapa da competição.
Capchak venceu a prova dos 3000 metros com 10´53-20 e vinte minutos depois voltou para a pista para competir os 200 metros rasos e mais uma vez cruzar a linha de chegada em primeiro com tempo de 25´74, quase 2 segundos a mais que o segundo colocado Vanderson Bruno, do CE Ouro Verde do Oeste, que também vai disputar a Macrorregional.
Mas os planos de Welington não param por aí. “Quero chegar a fase final e tentar ganhar”, disse o estudante de 17 anos.
O mesmo otimismo do atleta também tem o professor Sérgio Alexandre Alfonso, da Secretaria de Esporte e Lazer de Marechal Cândido Rondon, que treina o atleta.
“Quando ele chegou aqui para treinar precisamos corrigir alguns detalhes de coordenação motora, mas agora ele já se adaptando e acredito pode ser um candidato a medalha na próxima fase”, disse Sergio.
100 METROS TEM ALTERAÇÃO NO RESULTADO
Um recurso nos 100 metros rasos masculino provocou alteração no resultado oficial da prova. O estudante do CEC Margarida, de Marechal Cândido Rondon, Guilherme Luiz Lange competiu sozinho nesta manhã e concluiu a prova em 12´88 para garantir o título. Com isso, Bruno Rafael dos Santos, do CE Ouro Verde do Oeste, passou a ser o vice-campeão e Alisson Raide, do CE Santo Agostinho, de Palotina, foi o terceiro colocado.
COM/JEPS
Oferecimento: