No próximo dia 30 será realizado mais uma edição do Dia do Desafio. Neste ano, Marechal Rondon confrontará a cidade brasileira de Pacatuba (CE), adversário este, que será até 2020. O oponente rondonense foi conhecido na manhã desta quarta-feira (09), em reunião realizada com representantes de municípios da região, no auditório do SESC. O secretário de Esporte e Lazer do município, Cristiano Metzner (Suko), e equipe, participaram do encontro. O objetivo do Dia do Desafio é promover uma disputa entre cidades para estimular a adoção de hábitos mais saudáveis. Mais do que competição, a campanha busca promover integração e cooperação.
A edição deste ano, contará com a participação de 3469 cidades, de 20 países da América Latina, prometendo mobilizar milhões de pessoas.
HISTÓRICO
O Dia do Desafio foi criado no Canadá, durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos. Com isso, o prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.
Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade.
No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.
O conceito teve sequência e a campanha passou a ser realizada todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo. No Brasil, o evento é realizado há 16 anos e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para as pessoas.
O convite para participar, se estende a todos, envolvendo o poder público de cada município, as instituições da sociedade civil, empresas e voluntários. As cidades competem contra outras cidades do planeta e o prêmio para as vencedoras é a melhoria de qualidade de vida de seus habitantes.
A adesão ao Dia do Desafio mostra a disposição da comunidade em mobilizar seus cidadãos para uma vida saudável. Todas as cidades são vencedoras e recebem o Troféu de Mérito Comunitário pela realização do Dia do Desafio.
O DESAFIO
Marechal Rondon está na categoria dos municípios de 50.000 a 99.999 habitantes. O resultado é tomado com base no percentual de participantes no município.
Uma programação específica para o Dia do Desafio está sendo preparada pela Secretaria de Esporte e Lazer.
Oferecimento:
assessoria prefeitura de Marechal Rondon