O Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon aprovou no dia 5 de março o projeto de decreto-legislativo 01/2018, que concede o título de Cidadão Honorário do município ao técnico de futsal Marcos Xavier de Andrade (Marquinhos Xavier). A proposta de concessão da honraria, de autoria dos vereadores Arion Nasihgil e Valdir Port (Portinho), foi aprovado por unanimidade. A data da sessão solene ainda será definida.
De 2009 a 2014, Marquinhos fez história em Marechal Cândido Rondon como técnico da Copagril Futsal. Sob seu comando, a então pequena equipe ficou conhecida e respeitada em todo o país, sendo motivo de orgulho para os cidadãos rondonenses.
Treinando o time de Marechal Cândido Rondon, Marquinhos conquistou o Bicampeonato Paranaense em 2009 e 2013, e o Campeonato da Copa dos Campeões do Paraná em 2014. Em 2010, sagrou-se vice-campeão da Liga Nacional de Futsal e, no ano seguinte, da Superliga de Futsal. Neste período, a Copagril Futsal disputou 378 jogos, sendo 212 vitórias, 71 empates e apenas 95 derrotas. No total, foram 1.097 gols marcados contra apenas 633 sofridos.
Seleção Brasileira
O em breve Cidadão Honorário de Marechal Cândido Rondon já foi eleito duas vezes o Melhor Técnico da Liga Nacional de Futsal e indicado duas vezes ao prêmio de Melhor Técnico de Futsal do Mundo pela Futsalplanet.
Atualmente, Marquinhos é o técnico da Seleção Brasileira de Futsal e também da Associação Carlos Barbosa (ACBF), principal time da modalidade no país.
Entre os principais títulos já conquistados como técnico destas duas equipes estão: bicampeão da Copa Cataratas – Foz do Iguaçu 2015, bicampeão do Torneio Internacional de Gramado 2015/2016, campeão gaúcho da Série Ouro 2015, campeão da Liga Nacional de Futsal 2015, campeão da 43ª Taça Brasil de Clubes 2016, vice-campeão do Mundial de Clubes – Doha/Qatar 2016, campeão da Supercopa dos Campeões 2017, campeão da Conmebol Libertadores de Futsal – Lima/Peru 2017, campeão da Liga Sul-Americana de Futsal – Bogotá/Colômbia 2017 e Campeão do XI Gran Prix de Futsal 2018.
Referência
Conforme os vereadores Arion e Portinho, Marquinhos tornou-se referência para Marechal Cândido Rondon, incentivando centenas de crianças a praticarem o futsal. “Ele criou uma nova paixão em Marechal Cândido Rondon e tornou a equipe da Copagril a grande potência que é atualmente no futsal brasileiro”, destacam.
Eles citam que, embora não esteja mais residindo no município, o técnico é casado com a rondonense Daniana Schneider e pai dos meninos Pedro e Leonardo. “Marquinhos não deixou Marechal Cândido Rondon para trás, pois criou verdadeiros laços com essa terra”, enaltecem os autores da homenagem, lembrando que o treinador visita frequentemente a cidade.
Em 2014, por iniciativa do vereador Arlen Güttges, Marquinhos já foi condecorado pelo Poder Legislativo com a Medalha de Honra ao Mérito.
O treinador é natural de Lajes (SC). Graduado em Educação Física com especialização em Ciência do Movimento Humano e Fisiologia do Exercício, Marquinhos também é autor de livros sobre futsal, docente e palestrante em cursos de Especialização e Formação de Técnicos da modalidade.
Fonte: Assessoria Câmara de Vereadores - via Copagril