O auditório da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) ficou lotado nesta segunda-feira (19). Atletas, comissão técnica e diretores das equipes principal e sub-20 da Copagril, autoridades esportivas de toda a região, árbitros e convidados, entre outros, prestigiaram a palestra de Marcelo Rodrigues, comentarista esportivo do canal SporTV, intitulada Futsal, Marketing e Mídia: Evoluções do Esporte.
Durante 1h30, Marcelo abordou diversos temos relacionados ao futsal, especialmente no que diz respeito às relações de mídia entre equipes, especialmente aquelas que disputam a Liga Nacional, e o Sportv, onde ele trabalha há 20 anos e é o principal comentarista de futsal da emissora, destacando números que comprovam a enorme audiência nas transmissões dos jogos e consequente exposição dos patrocinadores que estampam suas marcas nas camisas das equipes e também nos ginásios.
Rodrigues falou também sobre sua experiência profissional, seus trabalhos sociais com alunos de Rio de Janeiro, onde reside, e apresentou exemplos de gestão esportiva, enfatizando o trabalho realizado em todas as categorias, desde o sub-8 ao time principal da potência espanhola Barcelona.
Após a palestra, Marcelo Rodrigues respondeu a algumas perguntas da plateia, tirou fotos e em seguida conversou com o Olhonabola a respeito das formação do elenco da Copagril e das possibilidades dos times paranaenses em conquistar o título da Ligas nos próximos anos.
Confira:
Elenco da Copagril
“A Copagril fez contratações fantásticas, um campeão de Liga, que é o Rennan, e outros ótimos jogadores que já passaram por grandes clubes. Tem uma excelente estrutura, um ótimo treinador (Paulinho Sananduva) e também supervisor (Eduardo Santana). Além disso tem uma base muito forte esse ano, que será muito difícil pela quantidade de jogos, e como agora a Copagril tem uma equipe sub-20, com bons jogadores, alguns deles poderão ser utilizados e dar conta do recado”.
Chances na Liga
“Acredito que a Copagril terá mais um grande ano na Liga. Como nos últimos anos as principais equipes, no que diz respeito a investimento, estão tendo muitas dificuldades frente as equipes que estão surgindo e crescendo absurdamente, não só em qualidade mas também rem resultados, creio que a Copagril, assim como o Foz Cataratas e o Marreco, tem todas as possibilidades. O Paraná está sempre muito bem representado por esse nova ideologia, são grandes empresários por trás dessas estruturas, com grandes profissionais trabalhando. Isso faz diferença e vocês (Copagril) tem tudo para brigar pelo título, se não esse ano, em 2019”.
Título para o Paraná
“Acredito que é possível pela organização e seriedade que estão tendo. Há coisas que demandam tempo. O Carlos Barbosa demorou 25 anos para conseguir o primeiro e tem vários. O Jaraguá montou duas vezes uma grande estrutura para depois ganhar vários, e o Joinville levou muito tempo para conseguir enfim chegar ao título ano passado, com investimento maior que todo mundo. Claro que o torcedor é passional, quer sempre títulos, mas é preciso entender que vitória é chegar no máximo que se consegue. Só um vence, então quer dizer que todos os outros são derrotados? Então é complicado pensar dessa forma. A Liga é uma competição muito difícil. Na Espanha praticamente só três times disputam o título, Barcelona, Inter Movistar e às vezes o El Pozo. Aqui no Brasil é diferente, você nunca sabe quem pode chegar, e é isso que temos que colocar na cabeça”.