O Clássico da Soja marcará a abertura do Campeonato Paranaense de 2018 para as equipes do Toledo e do Cascavel. O jogo será realizado domingo (21), às 19h, no Estádio 14 de Dezembro. Os ingressos estão à venda em vários pontos de Toledo.
"Um dos confrontos mais tradicionais do futebol paranaense marcará o encontro de dois técnicos com início recente na profissão e de carreiras bem sucedidas como atletas. Milton do Ó viveu em Toledo quando seu pai, o lateral esquerdo Milton do Ó, defendeu as cores do Toledo Futebol Clube, que então representava a cidade na elite do futebol paranaense. Por sua vez, após fazer sucesso defendendo as camisas de grandes clubes brasileiros, Paulo Baier fará justamente no clássico a sua estreia oficial como treinador.
PRELIMINAR
"Outras emoções estão reservadas para a tarde de domingo no 14 de Dezembro. Com início às 16h, será realizado pela primeira vez um “Clássico da Soja” reunindo ex-atletas que defenderam as camisas do futebol profissional de Toledo e Cascavel. A sugestão para a realização do amistoso partiu do ex-presidente do Toledo E.C. (1993), Wilmo Marcondes, e contou com a pronta anuência dos presidentes dos dois clubes, Carlos Dulaba e Valdinei Silva.
"A coordenação do jogo e a convocação dos ex-atletas do Toledo coube ao jornalista Wanderley Graeff, ex-diretor de Futebol do Toledo E.C. “É uma grande iniciativa, marcando uma confraternização e ao mesmo tempo valorização de atletas que honraram as camisas de Toledo e Cascavel e deram alegrias aos torcedores. Por isso, é um motivo a mais para que as torcidas das duas cidades cheguem mais cedo ao Estádio 14 de Dezembro”, disse.
O time toledano terá em campo, entre outros, os goleiros Volmir e Osires, os defensores Roberto Nunes (foto), rondonense que defendeu as cores do Toledo em 1993, e Ivo Campagnolo, os meio-campistas Hardi Kaefer, Rafinha, Fabinho, Claudio Henrique, Ferraz, Léo, Diego e Pedro Ivo e os atacantes Marquinhos, Helinho, Catatau e Jairzinho. O ex-meia atacante Hélio Ninho, que atuou pelo Toledo, Cascavel e Botafogo, entre outras equipes, será o técnico do time.
"Os volantes Telvir e Ademir Kaefer - várias vezes campeão com o Internacional, Cruzeiro e Seleção Brasileira (ouro no Pan de 1987 e prata nas Olimpíadas de Los Angeles 1984 e Seul 1988) - e o atacante Vaquinha deverão marcar presença no 14 de Dezembro.
De acordo com Wanderley Graeff, a proposta é manter o time máster do Toledo em atividade com a realização de amistosos eventuais na região e até mesmo em outras cidades do Paraná ou de outros estados. “Para o final do ano vamos propor que já deixemos reservadas as datas para a realização de Clássicos da Soja solidários em Toledo e em Cascavel. Será uma forma de mantermos fortalecida a amizade entre as cidades irmãs e promovermos a solidariedade através do futebol, que lá e cá é a maior paixão popular”, assegura.
jornaldooeste.com.br