Enquanto a maioria das crianças e adolescentes aproveita o mês de janeiro para curtir as férias escolares e passam boa parte do dia em frente ao computador ou videogame, uma nova promessa do tênis rondonense está suando a camisa em busca do sonho de se tornar uma atleta profissional. Com apenas 11 anos de idade, Emili Takano, acompanhada do pai, Jorge Takano, está em turnê pelos três estados do sul disputando o Circuito Sul Brasileiro de Tênis 2018.
Nesta semana, Emili passou pelas cidades de Londrina e Maringá para competir nas duas primeiras etapas da classe sub-12 feminina. Na primeira, a rondonense acabou derrotada por Monique Santos logo na estreia, mas em Maringá ela conseguiu melhorar muito seu desempenho e chegou até a semifinal, após vencer Beatriz Araújo e Sofia Brito, nas quartas, ambas por 2 a 0, com parciais de 6/1 – 6/4 e 6/3 – 6/0, respectivamente. No duelo que valia vaga na final, Emili perdeu o primeiro set para Maria Pazzoti, de Rolândia, por 6/2 e venceu o segundo por 6/1, mas acabou derrotada no super tie-brake por 10 a 8. Ainda em Maringá, Emili também alcançou a semifinal nas duplas, ao lado de Monique Santos.
A partir de sábado (13), Emili Takano disputa as duas próximas etapa do Circuito Sul Brasileiro na cidade catarinense de Itajaí. A estreia da rondonense na 3ª etapa será diante da vencedora do confronto entre Ana Clara Ornellas e Lara Macedo.
Para fechar a turnê pelo sul do país, Emili, que no mês de setembro sagrou-se campeã da etapa do Campeonato Paranaense, realizada em Maringá, disputará a 5ª e 6ª etapas na cidade de Novo Hamburgo (RS), a partir do dia 23 de janeiro.
De acordo com o pai e grande incentivador Jorge, para o mês de fevereiro estão previstas as disputas de dois tradicionais torneios, o Banana Bowl, em Caxias do Sul (RS) ou Criciúma (SC), e da Copa Gerdau, em Porto Alegre (RS).
Além da companhia do pai durante as competições, Emili, que treina na ATT (Academia Tornado Tênis), em Marechal Rondon, conta com uma equipe à sua disposição, formada pelo técnico Nelson Cortés, a preparadora física Jessica Santos e o coaching Ricardo Brandt, responsável por trabalhar o lado emocional da tenista.
fotos: divulgação