O Oeste do Paraná é um dos principais centros do Voleibol do Estado, e concentra algumas das principais equipes femininas da modalidade. Esta força foi demonstrada na Divisão A dos Jogos da Juventude do Paraná, onde 3, das 4 equipes semifinalistas, eram daquela região. Mas se a partida final juntou apenas uma destas equipes contra a representante da capital paranaense, as meninas de Marechal Cândido Rondon tinham a responsabilidade de defender não apenas o município, mas toda a região Oeste. E foi o que elas fizeram na decisão, que aconteceu no Ginásio do Centro Universitario Filadélfia, na qual conquistaram a medalha de ouro da edição 2017 dos JOJUPs disputados em Londrina.
Em uma partida equilibradíssima contra a forte equipe de Curitiba, a qual não chegou à toa na grande final, Marechal Cândido Rondon honrou a tradição de conquistas em Jogos Oficiais do Paraná, vencendo a grande decisão por 3 sets a 1, com parciais de 25x18, 21x25, 25x16 e 25x20. "É uma emoção enorme porque a gente se preparou para isso, assim como foi no Estadual Sub-19, o qual também fomos campeãs", disse Bruna Luiza Schmitt, capitã da equipe vencedora.
Bruna aposta que o time continuará forte no ano que vem, mesmo com a saída de algumas meninas devido ao limite de idade. Para isso aposta na nova geração que já está integrada com a equipe campeã dos JOJUPs. "Será um esforço grande defender o título, mas elas poderão vencer, assim como a gente conquistou o título aqui. A gente treina com várias meninas que são nascidas até em 2002 e elas sabem que poderão conseguir. Tem que acreditar em todo mundo, assim como eu acreditava no meu time!", disse a confiante capitã.
Treinamento para isso não falta! Segundo Claudemiro Vieira dos Santos, o "Miro", técnico de Marechal Cândido Rondon, o título é fruto de um trabalho a longo prazo. "A base desta equipe está jogando há 3 anos juntas, e eu fico feliz porque a gente continua competindo em alto nível. Isso é legal para motivar novos atletas", contou o treinador que não terá muito tempo de descanso para os próximos compromissos da equipe.
"A gente vai sair daqui e já vai direto para a Taça Paraná. Descansaremos 15 dias e viajamos para o Campeonato Brasileiro em Belo Horizonte. Só depois disso começará o planejamento visando o ano que vem", explicou o professor, que aposta em repetir o feito nos Jogos da Juventude de 2018, que serão disputados em Toledo: "Posso te dizer que teremos muito trabalho, mas também muita dedicação para voltar aqui e poder vencer novamente!", concluiu Miro.
Texto e Fotos: Vinicius Araujo/ SEET-PR