Drama, frustração, alívio, emoção, alegria. São vários os sentimentos que marcaram a conquista de Entre Rios do Oeste no 41º Troféu Difusora/ Sicoob de Futsal, após vencer a Jaclani Esportes/ Cataratas Empreendimentos nos pênaltis, por 3 a 1, depois de perder no tempo normal por 4 a 3, nesta quinta-feira (24), no ginásio Ney Braga, em Marechal Rondon.
A festa feita pela grande torcida entrerriense na quadra logo após o goleiro Spada se consagrar o herói da decisão foi proporcional aos 15 anos que o time do técnico Russo teve que esperar para gritar ‘é, campeão’.
O jogo
A vantagem do empate no tempo normal, após a vitória no jogo de ida por 3 a 2, parece ter tranquilizado demais Entre Rios nos 15 minutos iniciais, e assim o time rondonense aproveitou para abrir uma grande vantagem. Aos 11’27’’, Rafa Kerber cobrou escanteio, a bola desviou na defesa e enganou Spada: 1 a 0 Jaclani. Pouco depois, aos 12’14’’, Rafa lançou Calinhos na direita, que avançou a bateu cruzado para Maicon Schaffer completar na segunda trave. Entre Rios quase descontou aos 15’, quando Bolha saiu jogando errado e Diego mandou na trave. No rebote, Guilherme faia o gol, mas Cesar salvou quase em cima da linha. O terceiro da Jaclani não demorou. Aos 16’49’’, João Perachi fez a jogada pela esquerda e encontrou Carlinhos no meio. O camisa 17 ajeitou e chutou firme no canto direito de Spada. Depois disso Entre Rios finalmente acordou, e conseguiu diminuir ainda na primeira etapa, em cobrança de tiro-livre de Simão.
O gol animou os jogadores e a torcida, que viram a possibilidade de buscar o empate e o título no tempo normal. Aos 3’25’’, Simão roubou a bola de Rafa Kerber na defesa e serviu Diego, que bateu cruzado na saída de Bahia: 3 a 2. A partir dos 13’, com as duas equipes penduradas em faltas, começou um festival de tiros-livre, e com eles muitas reclamações, principalmente da Jaclani, que teve os atletas Cesar e Paulinho Giesel expulsos do banco de reservas pelos árbitros Marcio Sauer e Ademir Santana. Nas três primeiras cobranças de Entre Rios, Simão e Lucas pararam em Bahia, e Guilherme mandou para fora. Pela Jaclani, Carlinhos teve o chute defendido por Katriel. Aos 16’27’’, na quarta oportunidade da marca dos 10 metros, enfim o artilheiro Fernando Zanatta teve a chance de cobrar, e com muita categoria mandou no canto esquerdo para deixar tudo igual e marcar o gol que daria o título para Entre Rios no tempo normal. Mas tinha mais, e no minuto seguinte a Jaclani teve uma grande oportunidade para voltar a liderar o placar, quando João Perachi foi derrubado por Spada dentro da área. Pênalti. A responsabilidade ficou com o experiente Bolha, mas Spada acertou o canto e fez uma grande defesa. Foi o primeiro brilho do herói. Atuando com o goleiro-linha Jove, os rondonenses não desistiram, e quando Entre Rios já parecia comemorar o título, saiu um escanteio. Faltando apenas 2 segundos, Rafa Kerber cobrou e João Perachi apareceu na área: 4 a 3 e delírio da torcida rondonense no Ney Braga. Prorrogação à vista.
Sem demonstrar abalo emocional por ter deixado escapar o título no tempo normal, Entre Rios dominou os 10 minutos extras, mas Bahia apareceu diversas vezes para salvar a Jaclani, inclusive em mais um tiro-livre cobrado por Fernando Zanatta que explodiu no travessão após leve desvio do goleiro rondonense. O campeão de 2017 seria conhecido no drama os pênaltis.
O brilho da Spada
Defender a cobrança do camisa 10 adversário, no caso o craque rondonense Rafa Kerber, e fazer o gol decisivo. Foi assim que o goleiro Spada gravou seu nome na história de uma das finais mais emocionantes do Troféu Difusora. Fim de jogo, 3 a 1 Entre Rios e invasão de alegria na quadra do Ney Braga.
“Marcamos nosso nome na história do futsal do nosso município. Já fazia 15 anos que Entre Rios não conquistava o Difusora. Fizemos um belíssimo trabalho, desde março trabalhando intensivamente, inclusive finais de semana e feriados para chegar até aqui e ter esse êxito. A equipe toda está de parabéns”, comemorou o goleiro Spada.
Números
Com o título ficando com Entre Rios Futsal e o vice-campeonato com a Jaclani Esportes, o 3º lugar do Troféu Difusora ficou com Pato Bragado, e em 4º lugar o então bicampeão Mercedes.
O artilheiro da competição foi Fernando Zanatta, de Entre Rios, com 11 gols, e o goleiro menos vazado foi Bahia, da Jaclani, com 18 gols sofridos em 11 partidas.
Assista a decisão por pênaltis na página inicial do site.