Após se destacar na Fase Final dos Jogos Escolares, em Apucarana, a dupla rondonense de badminton formada pelos atletas Ruan Kanitz e Gustavo Rotta participou pela primeira vez em uma competição de nível internacional.
Neste final de semana (11 a 13), as promessas da modalidade conquistaram a medalha de bronze no 3º Campeonato Internacional de Badminton para Jovens/ Open Guarani, realizado em Assunção, capital do Paraguai, evento promovido pela Federação Paraguaia de Badminton que contou com a participação de atletas de sete países da América do Sul.
Ambos com 17 anos, Ruan e Gustavo disputaram a classe sub-19, obtendo uma vitória e uma derrota nas duplas. No individual, que teve mais de 30 competidores, os rondonenses ficaram pelo caminho na 1ª fase.
“Foi uma viagem incrível, pela importância deste torneio, no qual representamos não apenas Marechal Rondon, mas também o Paraná e o Brasil. Foi uma experiência maravilhosa para mim e para o Gustavo. Enfrentamos campeões pan-americanos, atletas do ciclo olímpico. Jogamos muito focados, com respeito aos adversários. Tudo o que treinamos aqui levamos para o torneio, com disciplina e respeito por todos acima de tudo. Foi realmente uma viagem sensacional. Como estamos há apenas nove meses no badminton, ficamos um pouco nervosos nas partidas, pois enfrentamos atletas que treinam há muito mais tempo, mas com certeza esses torneios nos trazem experiência e confiança para ficarmos mais tranquilos nas próximas competições”, destacou Ruan Kanitz.
Agora, a dupla rondonense, treinada pelo professor Leandro Hermes, se prepara para a disputa da Copa Norte-Oeste de Badminton, que será disputada em setembro na cidade de Toledo.
Ainda em 2017, Ruan e Gustavo vão disputar a última etapa do Campeonato Paranaense sub-17, em Paranavaí, e os Jogos da Juventude, em outubro, na cidade de Londrina.