Com pouco mais de 25 mil habitantes, a cidade de Santa Helena, localizada as margens do Lago de Itaipu, no Oeste do estado, abre na tarde desta sexta-feira (16), as disputas da 1ª etapa da dos 60º Jogos Abertos do Paraná, fase regional. As 96 equipes confirmadas de 25 municípios fazem da regional 11, pertencente ao escritório de Toledo, a maior do estado.
Fundado em 1967, com 50 anos, o município de Santa Helena tornou-se conhecido a partir dos anos 80, com a formação do Lago de Itaipu, cujas águas tomaram aproximadamente um terço do seu território, e com isso, o município passou a ser referência no turismo, com a sua famosa praia artificial. Durante o período dos jogos, mais de mil pessoas entre técnicos, dirigentes e atletas, estarão circulando pelas ruas da cidade e poderão conferir de perto o que Santa Helena tem de melhor.
A abertura dos JAPs em Santa Helena está confirmada para às 19h deste sábado (17), porém as disputas começam na prática a partir das 13h30 desta sexta-feira com 4 jogos pela modalidade de futebol. Dois serão realizados no estádio do Clube União, entre Santa Terezinha de Itaipu x Entre Rios do Oeste e Marechal Cândido Rondon x Medianeira. As outras duas partidas acontecem no estádio Beira Lago, entre Pato Bragado x Mercedes e Palotina x Missal.
O futsal, modalidade com maior número de participantes, será a segunda a abrir disputas, com seus jogos no Ginásio de Esportes Municipal, no Alcindo João Terol, distrito de Sub Sede e no Ginásio de Esportes do distrito de Moreninha. Na seqüência vem o voleibol, handebol, basquetebol, bocha e bolão, fechando o primeiro dia de competições.
Em mensagem enviada aos participantes, o governador Beto Richa, destacou o alto nível dos atletas que disputam os JAPs. “Vários destes atletas, são contratados por clubes e agremiações esportivas. Alguns deles, por exemplo, disputaram os Jogos Olímpicos 2016 no Rio de Janeiro. Isso tudo muito nos orgulha, demonstrando a importância deste evento para os paranaenses”, ressaltou o governador.
O Secretário de esporte e turismo, Douglas Fabrício, salientou a importância do evento para o fomento dos municípios. “Os jogos oficiais do estado, neste caso os JAPs, movimentam não somente as quadras, pistas e campos, mas também a ree hoteleira, os restaurantes e o comércio local, ou seja, ajudam a fortalecer a economia, o que é de fundamental importância para o desenvolvimento destas regiões”, finalizou Fabrício.
Os 60º Jogos Abertos do Paraná, regional 11, são promovidos pelo governo do estado, com organização da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo, em parceria com o município de Santa Helena.
Participação rondonense
Nesta 1ª etapa dos 60º Jogos Abertos do Paraná, Fase Regional, Marechal Rondon será representado por sete equipes. Serão cinco masculinas (basquetebol, bocha, futebol, handebol e voleibol) e duas femininas (futsal e voleibol).
A programação dos times de Marechal Rondon você confere acessando http://www.jogosabertos.pr.gov.br/modules/fase_final/uploads/2017_japs_reg11_santa_helena_programacao.pdf
Marco Antônio Lemes/ COM/SEET/Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo