Em mais uma batalha de 3 sets e pouco mais de duas horas de duração, sob o forte calor da primavera francesa, o rondonense Thiago Wild foi eliminado da chave de juniors de Roland Garros, ao perder para o sérvio Miomir Kecmanovic, cabeça-de-chave número 1, por 2 sets a 1, parciais de 4-6, 6-3 e 6-4. Foi o primeiro encontro entre os dois.
A chuva e o tempo frio dos últimos dias ficaram para trás e o Sol veio forte para o quarto jogo do brasileiro, que havia abandonado a disputa da chave de duplas para se focar neste confronto contra o jogador melhor ranqueado do torneio. Thiago começou bem, conseguindo reverter uma quebra de saque e concretizando duas, usando seus fortes golpes de direita e alternando com bolas fundas e altas na esquerda do sérvio.
“Eu saí bem, pegando duro na bola e corrigindo os erros que eu tive durante a semana“, disse Thiago após o jogo. “Eu sabia que qualquer chance que eu desse pra ele seria fatal“.
Ao contrário das partidas anteriores, quando saiu perdendo e virou o placar, desta vez Wild sofreu nas mãos do bicampeão do Orange Bowl, que conseguiu o empate após uma quebra no sétimo game.
“Acho que o que pegou hoje nem foi tanto a parte tenística – acho que fui até superior a ele – mas si o desgaste mental depois de seis semanas na estrada.”
O terceiro set foi uma disputa do mental com o físico. Bem desgastado pelos constantes jogos em 3 sets, Thiago sentiu cãibras no início do terceiro set. Trabalhando mais os tempos entre os saques para se recuperar, sofreu um Time Warning quando o placar marcava 2-2 e 40 iguais. Acreditando ter perdido o saque, Thiago devolveu a bola, perguntou ao árbitro o que tinha acontecido e, neste movimento, ganhou importantes minutos de respiração.
Indo para as linhas e atacando o segundo serviço do sérvio, Thiago sofreu para confirmar os seus próprios games de serviço, levando a disputa à igualdade e salvando 3 break-points antes de sucumbir no nono game. “No final do jogo eu não aguentava mais ver nada na minha frente. O cansaço mental me impediu de seguir o padrão que eu vinha seguindo.”
Com 5-4 a favor, Kecmanovic sacou para o jogo e ainda viu Thiago igualar em 30 iguais, mas dois erros não forçados colocaram fim à ótima campanha do paranaense em Roland Garros.
“Agora vou parar uma semana, sem fazer nada! Depois treino duas semanas na grama e sigo para Wimbledon – o que é complicado para um junior, já que não temos nenhum torneio na grama” contou.
O objetivo é terminar entre os top 5 do mundo ao final do ano, preparando para a transição para o profissional. “O que vier em Wimbledon é lucro, pois não defendo pontos. Depois é começar a transição – vou jogar alguns torneios na Europa entre Wimbledon e o US Open, onde conheço as quadras e já joguei ano passado.
http://tennisinfo.com.br