O final de semana foi muito movimentado para o Projeto Crescendo com o Basquete, do Colégio Frentino Sackser. As meninas rondonenses estiveram em Foz do Iguaçu para um importante intercâmbio com a ABASFI, em três categorias: sub-12, sub-14 e sub-16.
O basquetebol feminino está tomando forma novamente em nosso município, e a preocupação do Projeto Crescendo com o Basquete está em oportunizar junto à comunidade todo o processo de desenvolvimento e amadurecimento esportivo que já vem acontecendo no naipe masculino. Essa proposta vem sendo consolidada nos últimos dois anos, e torna evidente que os primeiros frutos começam a amadurecer.
Com seis jogos realizados, sendo dois em cada categoria, avaliamos que o caminho está correto, principalmente tratando-se do equilíbrio durante os jogos, considerando que o basquete feminino em Foz do Iguaçu atualmente vem sendo a principal força do estado tratando-se de categorias de base.
Agradecimentos aos monitores do Projeto Crescendo com Basquete, acadêmicos voluntários, que estão compreendendo o significado de importância em “aprender e ensinar”, que esporte se constrói com dedicação e esforço. Parabéns Diogo, Bruna e Jennifer!
Taça Paraná Sub-13
Entre os dias 26 e 28 de maio, foi disputada a Taça Paraná Sub-13 de Basquete Feminino, em Foz do Iguaçu. A atleta do Projeto Crescendo com o Basquete, Kauani Carolina Vargas Boone (foto), aluna do 8º ano do Colégio Estadual Frentino Sackser, foi a cestinha da competição com média de 17 pontos por partida, além de ser escolhida uma das cinco melhores jogadoras do estado, ou seja, integrou o ‘Quinteto Ideal’, onde os 12 treinadores presentes na competição realizada pela Federação Paranaense de Basquetebol (FPRB) elegeram Kauani como a melhor em sua posição no Estado.
“Estamos realmente muito felizes pelo desenvolvimento e crescimento de nossas meninas. Elas estão demonstrando dedicação e compromisso a cada treino, e isso é estimulante”, comenta o Professor Marcelo Goes.
Outro fato a ser enfatizado é que Kauani é a terceira atleta do Projeto Crescendo com o Basquete eleita como quinteto ideal em 2017, dentre as seis categorias até o momento disputadas. Antes dela, os atletas Angelo Miguel Schneider, no Sub-14, e Guilherme Medin, no Sub-15, foram escolhidos, demonstrando a qualidade na formação de atletas em Marechal Rondon.
Masculino em Curitiba
Aconteceu no final de semana, em Curitiba, a Taça Paraná sub-13 de Basquetebol Masculino, com a presença de 12 equipes, sendo 10 paranaenses e os convidados Joinville e Club Area 4, do Paraguai.
Marechal Rondon esteve representado através do Projeto Crescendo com o Basquete, do Colégio Estadual Frentino Sackser, terminando em 6º lugar. Segundo avaliação do Professor Marcelo Goes, responsável pelo Projeto, a competição se destacou pelo equilíbrio em todas as partidas, chamando a atenção pela elevada estrutura física dos atletas desta categoria, o que nos remete a projetar perspectivas positivas para o basquetebol paranaense nos próximos anos. “Fizemos seis bons jogos, computando três vitorias e três derrotas, e creio que o objetivo a médio e longo prazo tende a ser alcançado, que é fomentar o esporte e formar uma base que vislumbre futuramente representar Marechal Rondon de acordo com uma sequência evolutiva da modalidade.”
Agradecimentos aos amigos parceiros do Projeto, que não medem esforços para contribuir com o crescimento e formação do basquetebol rondonense: Colégio Estadual Frentino Sackser, Suínos Becker, Kaefer Motos Honda, Zaparoli Seguros, 4 Rodas Venlocar, Esportiva Paraná, GQA Eng. Ambiental/ Inst. Elétricas, Pirâmide Contabilidade e Copagril.
Especial agradecimento a Prefeitura de Marechal Rondon, através da Secretaria Municipal de Esporte, que tem demonstrado grande apoio e interesse no desenvolvimento esportivo e na base do basquetebol.
Projeto Crescendo com o Basquete: compromisso com a formação do esporte rondonense e a construção do cidadão para futuro!
divulgação Projeto Crescendo com o Basquete