Marechal Cândido Rondon poderá ter, em breve, uma lei municipal de incentivo ao esporte, com o objetivo de criar meios para a captação de recursos e fortalecer o setor. O assunto foi um dos temas de reunião realizada sexta-feira (24), na Secretaria Municipal de Esportes.
Participaram o chefe da pasta Cristiano Metzer (Suko) e o diretor Diogo Schneider; o professor do curso de Educação Física da Unioeste, Alberto Madureira; o vereador Nilson Hachmann e seu assessor Douglas Berwig, além dos assessores dos vereadores Arion Nasihgil e Valdir Port (Portinho), Maxion Souza e Diogo Louback, respectivamente.
Durante discussão sobre orçamento e recursos para o setor esportivo, Suko anunciou que está em fase de finalização o projeto de lei de incentivo à Cultura, a ser encaminhado em breve à Câmara pelo Poder Executivo. “Para agilizar a votação assim ele que chegar à Câmara, no que depender dos vereadores, estamos dispostos a dar todo o apoio”, garantiu o vereador Nilson.
Poucos municípios do Paraná já possuem esta legislação. Entre eles está Toledo, que assim vem conseguindo recursos extras para investir nas mais diversas modalidades.
Por outro lado, Suko informou que no Paraná não existe lei estadual de incentivo ao esporte, embora vários debates sobre o tema tenham ocorrido. Como forma de se somar a esta reivindicação da classe esportiva, foi sugerido que o Poder Legislativo rondonense encaminhe ofício ao governador Beto Richa solicitando que envie o projeto o quanto antes para apreciação na Assembleia Legislativa.
Também na pauta da reunião esteve a possibilidade de ampliação dos convênios entre o município e a Unioeste. Um deles é visando a reativação do projeto de hidroginástica para a terceira idade. A universidade, segundo o professor Madureira, poderá disponibilizar a piscina e alunos para auxiliarem nas atividades. Ao governo municipal caberá oferecer um profissional –que está sendo viabilizado – para coordenar os trabalhos.
Na avaliação dos presentes, a reunião foi positiva para estreitar o relacionamento entre Secretaria de Esportes, Câmara e Unioeste para novos projetos serem viabilizados e oferecidos à comunidade.
Por Cristiano Viteck/ marechalcandidorondon.pr.leg.br