Com muita garra e determinação, as equipes parnanguaras superaram seus adversários e subiram juntas no lugar mais alto do pódio, consagrando-se campeãs 2017 do Campeonato Paranaense de Handebol de Areia, promovido pela Liga de Handebol do Paraná.
O elenco masculino da AHPA/Sespor/Paranaguá estreou frente à Prefeitura de Foz do Iguaçu/ Smel por 2 a 0, na sequência enfrentou Prefeitura de Marialva Handbeach e os anfitriões da competição, derrotando os rivais pelo mesmo placar, 2 a 0, resultado que manteve a hegemonia de Paranaguá no circuito paranaense da modalidade ao conquistarem o sétimo título estadual. O técnico-atleta Edison Miola e o meia esquerda Hugo Santos foram eleitos destaques das partidas que disputaram. “Essa é quinta competição que disputamos neste ano, todas subimos ao pódio. Estamos treinando direto, não paramos, agora voltamos nosso foco ao Campeonato Brasileiro, que começa em setembro”, declarou o treinador Edison Miola, acrescentando que a equipe está passando por uma fase de renovação, com muitos atletas novos, como o carioca Hugo, que na temporada passada defendia a camisa de Macaé: “Ele veio para somar, está bem entrosado com o grupo”, frisou Miola.
Com 100% de aproveitamento, o selecionado feminino venceu as donas da casa e as cascavelenses por 2 a 0, fazendo dobradinha no pódio com a seleção masculina de Paranaguá. Thais Salgado foi a melhor jogadora em quadra no primeiro jogo da equipe. “Fazemos tanto esforço para participar de uma competição, elas treinam quatro vezes por semana, fazendo sol ou chuva. A dificuldade que temos de estar aqui hoje, de deslocamento, das meninas saírem do seu trabalho, tudo isso é gratificante quando você vê a alegria delas ao serem campeãs. Esse resultado demonstra que estamos realizando um trabalho bem feito”, enalteceu Miola.
As seleções de Marechal Cândido Rondon fizeram a dobradinha no pódio com a medalha de bronze, enquanto que a medalha de prata ficou com Cascavel no feminino e com Marialva no masculino.
Por sua vez, o secretário municipal de Esportes e Lazer, Cristiano Metzner (Suko), destacou o nível da competição. “O município se alegra em receber uma competição estadual como do handebol, com Paranaguá se destacando, mais com as outras equipes jogando também em um nível muito bom. Marechal mostrou bastante vontade e fez seu papel dentro de quadra, parabenizamos todos os envolvidos para que a competição acontecesse”, declarou.
Atletas Destaques
Diego Forza, da Prefeitura de Marialva/Handbeach
Edison Miola, da AHPA/Sespor/Paranaguá
Thais Salgado, da AHPA/Sespor/Paranaguá
Derli Stein, da Prefeitura de Marechal Cândido Rondon
Hugo Santos, da AHPA/Sespor/Paranaguá
Elizandra Schlichting, de Cascavel/Cobra
Engler Henrique da Cruz, da Prefeitura de Marialva/Handbeach
Adriana Pinha, de Cascavel/Cobra
Eleito por unanimidade ou mais de uma vez
Classificação final
Feminino
1º AHPA/Sespor/Paranaguá
2º Cascavel/Cobra
3º Prefeitura de Marechal Cândido Rondon
Masculino
1º AHPA/Sespor/Paranaguá
2º Prefeitura de Marialva/Handbeach
3º Prefeitura de Marechal Cândido Rondon
4º Prefeitura de Foz do Iguaçu/Smel
Resultados do Campeonato Paranaense de Handebol de Areia
Prefeitura de Marechal Cândido Rondon 1 x 2 Prefeitura de Marialva/Handbeach (Masculino)
AHPA/Sespor/Paranaguá 2 x 0 Prefeitura de Foz do Iguaçu/Smel (Masculino)
AHPA/Sespor/Paranaguá 2 x 0 Prefeitura de Marechal Cândido Rondon (Feminino)
Prefeitura de Marechal Cândido Rondon 2 x 0 Prefeitura de Foz do Iguaçu/Smel (Masculino)
AHPA/Sespor/Paranaguá 2 x 0 Prefeitura de Marialva/Handbeach (Masculino)
Cascavel/Cobra 2 x 0 Prefeitura de Marechal Cândido Rondon (Feminino)
Prefeitura de Marialva/Handbeach 2 x 0 Prefeitura de Foz do Iguaçu/Smel (Masculino)
AHPA/Sespor/Paranaguá 2 x 0 Prefeitura de Marechal Cândido Rondon (Masculino)
Cascavel/Cobra 0 x 2 AHPA/Sespor/Paranaguá (Feminino)
A etapa final do Campeonato Paranaense de Handebol de Areia conta com o apoio da Prefeitura de Marechal Cândido Rondon, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, da Federação Internacional de Handebol (IHF), da Confederação Brasileira de Handebol, da Secretaria do Estado do Esporte e do Turismo (SEET), da Associação Paranaense de Árbitros de Handebol (APAH), do CREF9/PR, e ainda tem o patrocínio das empresas Kagiva e Caio Eventos.
Assessoria de Comunicação Liga de Handebol do Paraná
Texto e Foto: Jaqueline Galvão