Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (25), a direção da Associação de Futsal Pontagrossense (AFP) informou que não manterá uma equipe profissional em 2017. A decisão está baseada, principalmente, na falta de recursos.
O principal mantenedor do time, o empresário Tércio Miranda (presidente da AFP), disse que não repassaria um aporte significativo para a formação do elenco e comissão técnica.
A decisão deixa Ponta Grossa sem um time profissional pela primeira vez desde 2009 e justamente no seguinte ao vice-campeonato paranaense. Este projeto trouxe a cidade da Chave Bronze para Ouro.
Consequências
Com as atividades suspensas em 2017, a Associação de Futsal Pontagrossense (AFP) deve perder a vaga na Chave Ouro do Campeonato Paranaense. Para tentar mudar esse cenário, dirigentes da equipe pretendem participar do Arbitral do Estadual - programado para o dia 27 de fevereiro.
De acordo com o regulamento da Chave Ouro, a ausência no campeonato provoca o rebaixamento do clube para a Chave Bronze - Terceira Divisão. Entretanto, o vice-presidente da AFP, Thiago Kailer, confirma que irá participar da reunião para explicar o cenário da equipe.
“Conversamos com o presidente da Federação [Jesuel Laureano] sobre a nossa situação e ele lamentou. Vamos até o Arbitral para explicar aos clubes o nosso momento e tentar segurar a nossa vaga. Tentaremos de tudo para mantê-la”, explica Kailer.
Apesar da possibilidade da queda para a Bronze em 2018, a AFP também pode tentar uma vaga na Chave Prata. Essa ‘classificação’ para a Segunda Divisão poderia acontecer através de convite da Federação Paranaense.
netesporteclube.com.br
Nota:
Em uma rede social, a direção da AFP explicou os motivos do encerramento das atividades. Confira:
Como um esclarecimento e uma obrigação perante nossos torcedores, atletas e apoiadores, deixamos uma carta para resumir a atual situação do clube. Confira a nota elaborada por nossa diretoria:
"A ASSOCIAÇÃO DE FUTSAL PONTAGROSSENSE/AFP esclarece que as atividades da equipe principal no ano de 2017 estão temporariamente suspensas, conforme os fundamentos doravante alinhados.
Ao final de 2014, quando da constituição da AFP, foi previsto como ápice do projeto a participação na Liga Nacional de Futsal (LNF) na temporada 2017. No início deste ano, após o sucesso na negociação com patrocinadores e franquias, a concretização dessa etapa foi rechaçada porque a Arena Multiuso não atende aos critérios técnicos da LNF (área de escape lateral com 2 metros, grade de proteção ao redor da quadra, cabines para a imprensa, placar eletrônico, etc), tampouco o Ginásio Oscar Pereira.
Inadvertidamente o projeto teve que ser readequado, mas infelizmente o Campeonato Estadual, por não possuir o apelo comercial de uma competição nacional, não atraiu a atenção de patrocinadores. Por fim, considerando que a excelência nas condições de trabalho aos atletas é um princípio irrenunciável da AFP, a diretoria não julgou prudente comprometer a qualidade de um projeto em detrimento à participação no Estadual “à qualquer custo”.
O presente esclarecimento reafirma o respeito aos atletas que representaram a cidade, aos apoiadores e a todos os torcedores da AFP, a quem sempre seremos gratos".