O rondonense Ademir Biesdorf, ou simplesmente Ade, foi convidado na segunda-feira (23) a ensinar a dezenas de crianças da Escola Furacão/ Colégio Mater Dei de Futsal, na cidade de Pato Branco, um pouco do seu trabalho realizado há vários anos na Copagril/ Sempre Vida/ Sicredi, equipe pela qual se tornou um dos principais nomes do estado na função de treinador de goleiros.
“Por ser hoje uma referência no que diz respeito a trabalhos específicos para goleiros, entraram em contato para que eu fizesse essa clínica em Pato Branco, passando tudo o que diz respeito ao trabalho específico para goleiros nas categorias de base. Recebo muitos convites para ministrar cursos sobre meu trabalho e o que eu realizo aqui na Copagril. Isso mostra o trabalho sério que realizo com o departamento de goleiros nesses anos que estou a frente dessa função e fico muito feliz e ver meu trabalho ser reconhecido em outras cidades do Paraná e do Brasil”, comentou Ade, que no início dos anos 2000 foi o goleiro da Copagril quando o time de Marechal Rondon disputou as chaves Bronze e Prata do Paranaense de Futsal.
Novos ‘funcionários’
Com as saídas de Dalton e Deivd, que inclusive retornou à seleção brasileira em 2016, graças ao bom desempenho na Copagril, Ade irá trabalhar com dois novos goleiros nesta temporada: Ale Falcone, que estava no Carlos Barbosa, e o já conhecido Baranha, que estava no Atlântico e com quem Ade já trabalhou em 2010, na primeira passagem do arqueiro por Marechal Rondon. Além deles, o prata-da-casa Obina segue na equipe.
Ade falou sobre a expectativa de trabalhar com o trio a partir da próxima semana. “São as melhores possíveis, mas lógico que teremos que nos dedicar muito para buscar nossos objetivos. Os três são ótimos goleiros e terão que buscar junto com meu trabalho a melhor forma possível para poder jogar em alto nível, mas sei que todos nós não mediremos esforços para isso acontecer” afirmou.
Camisa 1
Além da função de treinador de goleiros da equipe principal da Copagril, Ade coordena desde 2011 a Escola de Goleiros Camisa 1, oferecidos gratuitamente para crianças e adolescentes que tem o objetivo de incentivar a prática esportiva, oportunizando aos jovens uma atividade extra no seu cotidiano, além de proporcionar benefícios à saúde, e mostrando a importância da disciplina, educação, cidadania e do caráter do homem na sociedade. Isso sem contar na busca por novos talentos, para quem sabe um dia poderem integrar o elenco profissional da Copagril.
Na Escola de Goleiros, os jovens atletas aprendem todos os fundamentos da posição e fundamentos dos jogadores de linha, como domínio, passe e antecipação.
De acordo com Ade, em 2017 as atividades da Escola de Goleiros Camisa 1 deverão começar no início das aulas. Os interessados podem fazer sua inscrição diretamente na sede da AACC, em Marechal Rondon.