Cenários diferentes marcaram a volta da semifinal da Série Ouro da Copa Sicoob/ Cercar/ Prefeitura de Marechal Rondon de Futebol Amador, realizada neste domingo (02).
No distrito de Margarida, o Corinthians/ Laticínio Nituano, que perdeu na ida por 3 a 2, precisava vencer o G.E. Aimoré/ São Cristóvão/ Santo Amaro por dois gols de diferença para ficar com a vaga na decisão. Mas o time do técnico Robson Nunes fez muito mais que isso. Com uma goleada de 5 a 0, o time de Margarida chega à segunda final seguida. Em 2016, perdeu o título da Ouro para a AACC.
A classificação foi praticamente definida nos 20 minutos iniciais, com o Corinthians abrindo 3 a 0 de maneira fulminante. Aos 12’, Bolha completou escanteio cobrado por Jove na pequena área e abriu o placar. Aos 15’, Jove ampliou com um golaço de falta, e aos 19’ Bolha apareceu outra vez para marcar o terceiro. Aproveitando muito bem os contra-ataques, o Corinthians construiu a goleada na etapa final com Gabriel Silva, aos 24’, e Cris Bortolon, aos 44’.
Na outra semifinal, a Ass. Moradores São Lucas/ Allpha/ GQA/ C. Lira/ SER N. Horizonte teve muito mais trabalho para eliminar o 3AC/ Cataratas Empreendimentos/ Equimmaq em um duelo cheio de emoções. No fim, vitória do São Lucas por 5 a 4, nos pênaltis, após empate por 2 a 2 no tempo normal.
Liderado por Maicon Schaffer, o 3AC começou com tudo. Logo aos 2’, o camisa 10 recebeu na área e tocou com categoria, mas a bola parou na trave direita de Jaques. Mas o gol não demorou. Aos 10’, Ale Comin chegou na linha de fundo e cruzou na medida para Maicon Schaffer conferir de cabeça. Dominante na etapa inicial, o 3AC quase ampliou aos 32’, quando Cristiano encontrou Ruan livre na área, mas o chute do camisa 97 carimbou o poste. A mudança de lado fez bem ao São Lucas, que voltou com outra postura para o segundo tempo. O empate saiu logo aos 5’. Lucas cobrou falta na área, a defesa do 3AC ficou assistindo e Everton apareceu para completar na segunda trave. Pouco depois, Maicon Schaffer recebeu na esquerda e chutou forte, mas Jaques fez grande defesa. A virada do São Lucas veio em outro lance de bola parada. Aos 19’, Lucas cobrou outra falta, Mineiro tocou de cabeça e a bola sobrou para Everton, que ajeitou e chutou forte no ângulo esquerdo de Vini para fazer seu segundo gol no jogo. A primeira grande chance do 3AC para empatar veio aos 34’, quando Pedrinho empurrou Diego Tholken na área e Roberto Braatz assinalou pênalti. O capitão Maicon Schaffer não fugiu da responsabilidade, mas a cobrança parou na defesa de Jaques (não seria a última dele). Aos 40’, Patrike saiu sozinho no contra-ataque, mas parou em Vini e perdeu a chance de definir ali a classificação do São Lucas. Aos 42’, Jaques apareceu outra vez para impedir o gol de Fabiano. Sem desistir, o 3AC chegou ao empate aos 45’. Julio cobrou escanteio e o goleiro Vini, que foi ao ataque no desespero, desviou de cabeça. A bola ficou pipocando na área até Yuri mandar para as redes: 2 a 2 e pênaltis à vista.
Loteria ou competência?
Na primeira decisão por pênaltis do Municipal 2017, a vaga na final estava nas mãos de Vini ou Jaques. Na série inicial de cinco cobranças, 4 a 4. Pelo São Lucas, fizeram Tiaguinho, Gustavo Rambo, Afonso e Mineiro, enquanto Pajé mandou na trave. Pelo 3AC, Diego Tholken, Julio, Djonatan e Maicon Schaffer marcaram, e Yuri parou em Jaques. Na sexta cobrança, Maikel colocou o São Lucas na frente. A responsabilidade de manter o 3AC vivo ficou com Marciano, mas o veterano viu Jaques voar para a esquerda e garantir a classificação do São Lucas.
O herói
Saudado pelos companheiros, Jaques falou sobre o sentimento de defender três pênaltis e sobre a final cm o Corinthians. “É uma sensação incrível. É a segunda vez que jogo o Amador, ano passado paramos na semifinal (São Lucas disputou a Série Prata em 2016), e sei como é ruim ser eliminado. Hoje conseguimos virar o placar, sofremos um gol no fim, mas nos pênaltis mostramos quem quer ser campeão de verdade. Vamos para a final muito forte. Vai ser muito difícil, perdemos na 1ª fase para o Corinthians por 4 a 2. Entramos frios naquele dia, mas com certeza na decisão será diferente e vamos buscar o título”.
A decisão da Série Ouro, entre Corinthians/ Laticínio Nituano e Associação Mor. São Lucas/ Allpha/ GQA/ Clube Lira/ SER Novo Horizonte, será disputada domingo (09), no estádio Valdir Schneider, às 16h. Quem vencer será campeão. Em caso de empate a decisão vai para os pênaltis.