O fisioterapeuta da equipe Copagril/ Sempre Vida/ Sicredi/ Marechal Cândido Rondon, Tiago Duarte Vieira, foi novamente convocado pela Seleção Brasileira de Futsal, mas dessa vez para uma ocasião especial. Tiago vai auxiliar a equipe na busca da conquista de seu 10º título sul-americano, em San Ruan, na Argentina.
Trajetória
Tiago Vieira que é natural de Criciúma (SC) tem 27 anos e já está auxiliando pela terceira vez a equipe em competições oficiais. O atual fisioterapeuta da seleção começou seus trabalhos na equipe do Tubarão (SC) em 2008, onde ficou até o fim de 2011. Tiago conta que no ano de 2012 iniciou seus trabalhos na Copagril Futsal, onde conheceu em 2014 o atual técnico da seleção Brasileira de Futsal, Paulo César, o PC de Oliveira, e devido à amizade que fizeram foi chamado pelo próprio técnico para fazer parte do elenco. “No ano de 2014 PC foi técnico da Copagril Futsal. Ali fizemos um excelente trabalho juntos e mantivemos contato desde então. Quando PC voltou a ser técnico da seleção indicou meu nome para auxiliá-lo e desde então trabalhamos juntos visando atuarmos bem e conquistarmos títulos importantes”, destacou Tiago Duarte.
Desafios
Os desafios oficiais para a Seleção Brasileira na competição começam nesta quinta-feira (06) e seguem até o dia 12 de abril caso a equipe brasileira chegue à final da competição, mas para o fisioterapeuta os trabalhos já se iniciaram há algum tempo, afinal, sua função na seleção não é apenas realizar atividades relacionadas à fisioterapia, Tiago também é responsável por auxiliar o técnico PC de Oliveira a selecionar os atletas que vão para a equipe, fazendo estudos e observando o desempenho dos atletas nas competições que disputam.
Sonho
Segundo Tiago, suas convocações para a seleção são um reconhecimento pelo trabalho árduo que ele desempenha no dia a dia. “Cada convocação pela Seleção Brasileira é uma conquista profissional para mim. Todo profissional na área do futsal ou do futebol sonha em um dia servir à seleção, por isso considero fazer parte desse elenco uma realização de um sonho”, destacou Tiago Duarte.
O fisioterapeuta da seleção comenta que a expectativa para a competição é boa, mas reconhece que os adversários que a seleção vai enfrentar são muito fortes e que terão que ser feitos bons jogos para a conquista da competição. “Nossa expectativa na competição é de fazermos bons jogos. Vamos ter desafios muito difíceis e teremos que fazer ótimos jogos, mesmo estando fora de casa, para conquistarmos o título na competição”, comentou Tiago.
Jogos
A Seleção Brasileira de Futsal iniciou nesta quinta-feira a sua participação na 12ª edição da Copa América, com vitória sobre a Bolívia por 9 a 0. O Brasil está no grupo A ao lado de Argentina, Chile, Bolívia e Venezuela. O grupo B tem Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. Na primeira fase, os times jogam em turno único dentro das chaves. Os dois primeiros avançam à semifinal, e a final será na próxima quarta-feira, dia 12.
Disputada desde 1992, a Copa América de Futsal teve outras 11 edições. O Brasil foi campeão nove vezes. A última conquista dos brasileiros foi em 2011.
assessoria Copgaril